Exposições Temporárias e Textos Complementares
Veja aqui os conteúdos do Núcleo de Pesquisa: 



Arte de Ferro do Haiti
Texto sobre arte em metal do Haiti


A Pele dos filhos de Gea
Texto para redes sociais sobre a reedição de exposição homônima ocorrida inicialmente em 2006 e posteriormente em 2014.


A Revolta dos Alfaiates
Texto para redes sociais sobre a chamada “Revolta dos Alfaiates” ocorrida na Bahia em 1789.


“Cyprien Tokoudagba. O intérprete do sagrado e dos ancestrais do antigo reino do Dahomey”
Texto para redes sociais sobre os dez anos da exposição homônima ocorrida 2014 no Museu Afro Brasil.


“De Valentim a Valentim”

Texto para redes sociais sobre os dez anos da exposição homônima ocorrida 2014 no Museu Afro Brasil. 


Espanholete de Mestre Valentim

Este pequeno texto compôs um levantamento de informações para definição de uma legenda para o espaço expositivo do acervo permanente, designada para o objeto identificado por “Espanholete” de autoria do artista Mestre Valentim.


A quem interessar possa: Trajetos e Trejeitos de São Paulo
Estes pequenos textos compuseram legendas expandidas de vitrines da mostra “A Quem Interessar Possa: Trajetos e Trejeitos de São Paulo”, com curadoria de Emanoel Araujo. Inaugurada dia 13 de maio, esta mostra integrou as atividades de homenagem ao aniversário de 463 anos da cidade.


Madalena Santos Reinbolt, um rápido mergulho
Este pequeno texto foi elaborado para compor uma legenda da imagem fotográfica da tapeçaria de título desconhecido, obra realizada pelo artista Madalena Santos Reinbolt durante a década de 1970.


Maureen Bisilliat - verbete
Pequeno verbete sobre a fotógrafa Maureen Bisiliat. Este texto compôs a legenda utilizada para acompanhar as 3 imagens correspondentes à série fotográfica intitulada “Caranguejeiras” de autoria da artista presente no acervo permanente do Museu Afro Brasil.


Sonia Gomes - verbete
Pequeno verbete sobre a artista visual Sonia Gomes. Este texto compôs a legenda utilizada para acompanhar a obra de autoria da artista presente no acervo permanente do Museu Afro Brasil.


Ternos de Congo
Este pequeno texto compôs uma legenda para a instalação intitulada “1888”, de autoria do artista conhecido por Ferrão. Inaugurada dia 13 de maio de 2017, esta exposição ocupou o hall de entrada do Museu Afro Brasil.


As Tampas de Panela dos Woyo
Artigo inicialmente publicado no catálogo de exposição “Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber”, Museu Afro Brasil, 2014, p.193. Nesse artigo, a autora discorre sobre os significados intrínsecos e o cumprimento de funções não práticas atribuídas às tampas de panelas do povo Woyo, de Cabinda. No texto a autora comenta sobre a acepção cultural das pequenas figuras esculpidas das tampas de panela, que são relacionadas à provérbios correntes entre esse grupo cultural. 


Exposição Cyprien Tokoudagba
Exposição resumida sobre a religião beninense do culto a vodun, das esculturas religiosas bócio e os símbolos das divindades representadas nas obras do pintor do Benim Cyprien Tokoudagba (19392012) numa exposição em homenagem post mortem a ele.


Relatório de Viagem ao Benim - Visita técnica ao Museu Histórico de Ouidah
Relatório de viagem com descrição dos resultados da visita técnica ao Museu Histórico de Uidá.


Africa Africans Moda, Celebrando Novos Costumes
Este texto foi publicado originalmente no catálogo da mostra Africa Africans, exposição de arte contemporânea de origem africana realizada entre os dias 25 de maio e 30 de agosto de 2015 no Museu Afro Brasil. Basicamente, esta publicação trata-se de uma breve apresentação dos estilistas participantes do desfile que integrou as atividades culturais do grande evento. São eles: Xuly Bët, Amaka “Maki” Osakwe, Palesa Mokubung, Jamil Walji, Imane Ayissi.


Betty King - das Pinturas, dos Relevos e dos Alumínios Anodizados
Este texto foi elaborado para compor parte das legendas expandidas presentes na mostra individual da artista, intitulada: “Betty King - das Pinturas, dos Relevos e dos Alumínios Anodizados” realizada durante o mês de abril de 2015, no Museu Afro Brasil. Nele, apresentam-se alguns comentários sobre a produção artística de Betty King, em especial sobre a sua atuação artística ocorrida na cidade de Salvador durante as décadas de 1960 e 1970, associados a dados biográficos da artista.


Fio-de-contas de coral e figas
Pequeno levantamento de informações referente a um conjunto de três fios-de-conta coral compostos por figas de metal e osso destinado a compor o acervo permanente do Museu Afro Brasil.  


Instrumentos em exposição - “Cartografia do Poder”
Análise sobre instrumentos musicais africanos expostos na Exposição do Museu Afro Brasil “Cartografia do Poder”. Essa exposição ocorreu no prédio da Oca, no Parque do Ibirapuera (São Paulo/SP, em 2014). 


A São Paulo de Militão: fotografias e ruínas na capital do progresso
Artigo sobre a vida e a obra do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo.


A Arte do Povo do Brasil
Texto curatorial para um mostra itinerante homônima, cujo título também foi dado pelo autor. Promovida em junho de 2014 pelo Museu Afro Brasil na cidade de Registro, no interior do Estado de São Paulo, a exposição teve apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM) e da Prefeitura da Cidade de Registro. 


As Mulheres Suavemente Tocam seus Tambores
Texto curatorial da exposição “Carolina em Nós” sobre a escritora Carolina Maria de Jesus desenvolvida no Museu Afro Brasil pelo bloco feminino Ilu Oba de Min.


Brava Gente: Brasil indígena
Texto curatorial com uma apresentação de parte do acervo de arte indígena do Museu Afro Brasil para exposição itinerante homônima, cujo título também foi dado pelo autor. A exposição, promovida pelo Museu Afro brasil ocorreu em abril de 2013 em Presidente Epitácio, no Centro de Estudos Ambientais e em Agosto em Lençóis Paulista no Espaço Cultural Cidade do Livro teve uma parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e as prefeituras dessas cidades. 


Saci Pula na Aldeia Alta
Texto curatorial da exposição do Museu Afro Brasil na cidade de Taubaté cujo nome também foi dado por Renato Araújo “Saci Pula na Aldeia Alta”. Essa exposição itinerante do Museu Afro Brasil em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), juntamente com a Prefeitura de Taubaté e o Museu Monteiro Lobato levou à Taubaté obras do artista visual Thiago Vaz, além de obras do artista popular Nhô Caboclo (1910-1976) e do modernista Menotti Del Picchia (1892-1988).


Anésia Pacheco Chaves - Desenho Palavras
Este texto de parede de exposição ocupou parte do espaço dedicado a artista visual Anésia Pacheco Chaves durante a mostra Evocações, ocorrida no Museu Afro Brasil em 30 de abril a 5 de junho de 2016. Este texto também foi publicado em um encarte editado pelo museu.


Camisa de Futebol “Canarinho” autografada pelo Rei do Futebol, Pelé
Este pequeno texto foi elaborado para compor uma legenda da imagem fotográfica da camisa de futebol “canarinho” autografada pelo conhecido Rei do futebol, Pelé. A imagem digital deste uniforme pertencente ao acervo do Museu Afro Brasil seria disponibilizada na plataforma virtual do Google Culture Institute em alta resolução, em agosto de 2017, contudo, esta ação não foi realizada pelo instituto.


Vestido de Noiva – Condessa Luana de Noialles
Pequeno texto elaborado para compor a expografia do Museu Afro Brasil por meio de legenda expandida do vestido de noiva utilizado pela modelo brasileira Raimunda Nonata do Sacramento, mais conhecida por Condessa de Noialles.  


Era só saudade dos que partiram
Estes pequenos comentários compuseram a exposição de título “Era só saudade dos que partiram”, com curadoria de Emanoel Araujo, realizada no hall de entrada no Museu Afro Brasil com abertura em 18 de agosto 2015 Estes comentários foram expostos por meio de pequenas placas impressas localizadas abaixo das obras do total de 14 artistas falecidos, todos amigos e companheiros de trajetória do artista e diretor do museu.


Lucy Villa-Lobos
Este texto de parede de exposição ocupou o espaço dedicado a artista visual Lucy Villa-Lobos durante a mostra Evocações, ocorrida no Museu Afro Brasil em 30 de abril a 5 de junho de 2016. Este texto também foi publicado em um encarte editado pelo museu no mesmo período.

BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro