VISITAS PRESENCIAIS NO MUSEU AFRO BRASIL EMANOEL ARAUJO

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo está aberto de terça a domingo para a recepção de público. 
Grupos de visitantes, a partir de 10 pessoas, precisam realizar agendamento prévio.
Para a recepção de grupos de visitantes, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo disponibiliza duas formas de agendamento:

• Agendamento de visita com mediação do Núcleo de Educação. clique aqui
           
• Agendamento de visita sem mediação do Núcleo de Educação: clique aqui
            
Agendamento de visita com mediação do Núcleo de Educação.
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo oferece ao público, diariamente, visitas mediadas por uma equipe de educadores, profissionais especializados e pesquisadores comprometidos com as temáticas abordadas nas exposições de longa duração e/ou temporárias.

Algumas informações importantes para você marcar sua visita presencial:

Abrimos a agenda no primeiro dia útil de cada mês para o mês seguinte (aproximadamente com 30 dias de antecedência).

Dias e horários de visitas mediadas por educadores do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: De terça a sexta-feira: 10h30 e 15h00. Sábados: 10h30 e 14h00

Público-alvo: escolas e grupos de com no mínimo 10 e no máximo 120 pessoas por horário.

Faixa etária: a partir dos 7 anos.

Informar se há, no grupo, pessoas com alguma deficiência. (por favor, especifique qual a deficiência e se o visitante necessita de algum recurso específico para que possamos criar as melhores condições para a realização de uma visita adequada).

Para uma visita sem atrasos ou intempéries, solicitamos que cheguem ao museu com no mínimo 10 min, de antecedência. 

A visita presencial tem duração de aproximadamente 1 hora.

Agendamento de visita sem mediação do Núcleo de Educação.
A fim de organizar o fluxo de entrada ao Museu e, assim, possibilitar que grupos de visitantes, agências de turismo, escolas ou grupos superiores a 10 pessoas possam planejar melhor suas visitas, as visitas espontâneas agora também serão agendadas por meio do Agendamento de visita sem mediação do Núcleo de Educação.

Algumas informações importantes para você marcar sua visita presencial:


Abrimos a agenda no primeiro dia útil de cada mês para o mês seguinte (aproximadamente com 30 dias de antecedência).

De terça a sábado
Opções de horário: 10h00, 10h30, 11h00,11h30, 13h00,13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00 e 16h30.

Para grupos de até 100 pessoas.

Informar se há, no grupo, pessoas com alguma deficiência. (por favor, especifique qual a deficiência e se o visitante necessita de algum recurso específico para que possamos criar as melhores condições para a realização de uma visita adequada).

É OBRIGATÓRIO realizar agendamento prévio.

Para mais informações: 11 99339-8567 (WhatsApp)



VISITAS EDUCATIVAS VIRTUAIS:

Algumas informações importantes para você marcar sua visita virtual:

O agendamento de visitas virtuais pode ser feito através do link: https://forms.office.com/r/Dd5eAnNY8y

Abrimos a agenda no primeiro dia útil de cada mês para o mês seguinte (aproximadamente com 30 dias de antecedência).

Dias e horários de visitas mediadas por educadores do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: De terça a sexta-feira: 10h30 e 15h00.

Público-alvo: escolas e grupos de com no mínimo 10 e no máximo 40 pessoas por horário.

Faixa etária: a partir dos 10 anos.


Acesso à plataforma e visitação:

As visitas virtuais são realizadas por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será disponibilizado até 1 hora antes da visita.

Para uma visita sem atrasos ou intempéries, solicitamos que acessem o link da sala com no mínimo 10 min, de antecedência. 

A visita virtual tem duração de aproximadamente 1 hora.


OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

• O Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo oferece atendimento especial para professores de todas as áreas do conhecimento, tanto da rede pública quanto privada, ligados à Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Superior. Essa programação está disponível também para educadores vinculados a organizações que atuem na formação complementar de crianças, adolescentes e adultos.

• Atendendo a grande demanda por recursos e conhecimentos relacionados à implantação da lei 10.639/03 que prevê o ensino de conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira no âmbito de todo o currículo escolar, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo oferece em sua programação educativa ações voltadas para reflexão sobre tais conteúdos, sempre tendo como ponto de partida sua exposição de longa duração ou as mostras temporárias.

• A equipe do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo está treinada e preparada para receber você com toda segurança, proteção e seguindo todos os protocolos de higiene definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

• Vários dispensários com álcool gel estão distribuídos pelo Museu, faça uso deles à vontade.

ROTEIROS DE VISITA:


Visita virtual inspirada na exposição de Longa duração
Com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje, o acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. Atualmente, encontra-se organizado em seis núcleos: África: Diversidade e Permanência, Trabalho e Escravidão, As Religiões Afro-Brasileiras, Festas. O Sagrado e o Profano, História e Memória e Artes Plásticas: a Mão Afro-Brasileira.

Esse extraordinário Mário de Andrade
Esta visita virtual pretende abordar algumas perspectivas acerca de Mário de Andrade, a partir do conjunto de exposições temporárias organizadas por Emanoel Araújo em 2022. 
 
O Sagrado
Como forma de abordar as memórias negras e as produções artísticas afro-brasileiras, a visita apresenta diferentes reflexões sobre o sagrado, a partir das formações dos terreiros de candomblé e a importância de suas lideranças, além da produção artística das irmandades afrocatólicas.

Maracatu
A partir de uma discussão sobre as festividades populares, a visita busca discutir sobre a história, as características e a importância dos Maracatus para a cultura brasileira.

Indumentária do Poder 
Nesta visita temática, o objetivo é apresentar possibilidades de leitura da posição social de mulheres negras, desde o período escravocrata até hoje, a partir da indumentária.

Acervo de Longa Duração
Este roteiro tem como objetivo apresentar um panorama geral do acervo de longa duração do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, a partir de seus principais temas e núcleos.

Carnaval é festa? São Paulo e o discurso moderno (1920-30)
A visita virtual pretende compreender o evento do Carnaval enquanto ferramenta de discurso estético a partir dos Bailes Carnavalescos realizados pela Sociedade Pró-Arte Moderna entre 1933-34.

O Jazz é preto: sonoridades e revoluções  a partir da obra de Melvin Edwards
A visita virtual aborda a produção artística de Melvin Edwards a partir da série intitulada “Fragmentos linchados”, conectando sonoridades jazzísticas aos processos de construções de suas obras como ferramenta de luta contra o racismo antinegro nos Estados Unidos, durante a Luta pelos Direitos Civis dos negros na década de 1960.

Lembrar para não esquecer, sobre a presença e ausência das mulheres no MAB.
Quais lugares as mulheres ocupam no acervo do MAB e como são representadas? Estas são algumas das questões que impulsionam e desenham a visita que se propõe a olhar para o acervo de modo a refletir as presenças e ausências das mulheres.   

Sidney Amaral: Canto para uma arte incômoda
Esta visita se refere a uma homenagem ao artista visual Sidney Amaral, sua trajetória e obra, indissociáveis de uma perspectiva política e crítica.
BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro