Exposição "África no Mab"


O Museu Afro Brasil apresenta parte de seu acervo museológico por meio da exposição virtual África no MAB. Como o título diz, o projeto foca na  coleção de arte africana da instituição. Ele traz também obras de artistas contemporâneos (as) nascidos no continente africano.

 

O projeto Exposição virtual do Museu Afro Brasil, que se inicia com a mostra África no MAB, busca oferecer acesso remoto a informações e imagens de obras que podem ser vistas presencialmente na Exposição de Longa Duração do acervo, mas amplia o acesso ao público a obras que se encontram em reserva técnica e que não podem ser vistas por ocasião de uma visita presencial. 
 
Trata-se de um processo curatorial de longa duração, ao longo do qual novas imagens de obras, informações atualizadas, textos e vídeos serão incorporados à mostra virtual, expandindo regularmente o acesso do público às diferentes coleções que compõem o acervo museológico da instituição e aos conteúdos produzidos sobre elas. 
 
Serão igualmente apresentados recortes deste acervo, destacando conjuntos de obras análogas ou eixos temáticos, e permitindo a revisão constante de dados sobre as obras, seu aprofundamento por meio de pesquisas realizadas internamente e de ações em parceria com instituições acadêmicas. Serão igualmente incorporadas atividades educativas. Trata-se de um trabalho realizado de maneira transversal e colaborativa entre os diferentes núcleos de trabalho da instituição e em diálogo com parceiros externos.

Clique aqui


Exposição Virtual "Universo Gueledés: Máscaras"

A Exposição Virtual "Universo Gueledé" apresenta as máscaras Gueledés, tradicionais e contemporâneas, que compõem a coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e que, juntamente com as Egungun e as Epa, são as mais populares entre o povo iorubá. A exibição compõe o projeto de disponibilização online do acervo do Museu Afro Brasil por meio digital, iniciado em 2021 e conta com atividades de leituras de obras vinculadas à exposição.






Clique aqui

BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro