clique aqui para as atividades que necessitam de inscrição prévia 

MAIO 


13 de maio, das 15h às 17h 
Clube de Leitura da Biblioteca Carolina Maria de Jesus

O livro escolhido para o 6º encontro foi “Olhos d’ água” de Conceição Evaristo.
Em Olhos d’água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”. Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.

Gratuito | Presencial | Inscrições 


2º. Domingo de cada mês

Oficina de Bonecas Abayomis

Iniciando no domingo de dia das mães o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo oferecerá uma oficina gratuita para as crianças e suas mães. Abrindo a programação o MAB Emanoel Araujo oferece a Oficina de Bonecas A proposta da construção de bonecas artesanais, segue uma tradição ancestral. Bonecas construídas a partir de materiais diversos, como: meias, gravetos, espigas de milho, a confecção destas se davam entre familiares, em sua maioria avós, bisavós, mães, este processo fora sempre permeado de histórias orais e muito afeto. A proposta de nossa oficina é confeccionar bonecas a partir de retalhos de tecidos coloridos, inspiradas na criação de Lena Martins, as Bonecas Abayomis. A oficina será ministrada pela Cia Alcina da Palavra

Gratuito | Presencial | Inscrições no local - Vagas limitadas


VIRTUAL - 24h online

Tour Virtual "Museu Afro Brasil - Google Arts and Culture"

Apresentação do acervo digitalizado do Museu Afro Brasil, em parceria com o Google, a partir de onze exposições: "Museu Afro Brasil", "Os irmãos Timótheo", "Sidney Amaral", "Arte, Adorno", "Espírito da África
Fotografias de Alfred Weidinger", "Irmandade da Boa Morte", "Panos e tapas", "Irmãs da Boa Morte, Egun e bonecos de Orishás: religiosidade afro-brasileira", "Dsigner e Tecnologia na Escravidão", "O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras" e "Ibejis e a Infância Negra".
Clique aqui

Exposição virtual "África no MAB"

Apresentação da coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e de conteúdos produzidos a partir deste acervo.
Clique aqui 

Exposição virtual "Universo Gueledé"

A exposição "Universo Gueledé" apresenta as máscaras Gueledés, tradicionais e contemporâneas, que compõem a coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e que, juntamente com as Egungun e as Epa, são as mais populares entre o povo iorubá. A exibição compõe o projeto de disponibilização online do acervo do Museu Afro Brasil por meio digital, iniciado em 2021 e conta com atividades de leituras de obras vinculadas à exposição. 
Clique aqui






BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro