clique aqui para as atividades que necessitam de inscrição prévia 




01 de dezembro, às 15h 
Visita Temática Esse Extraordinário Mário de Andrade
O Museu Afro Brasil apresenta a visita temática "Esse Extraordinário Mário de Andrade". A fim de discutir a vida e a obra desse importante artista e intelectual modernista, visita atravessa umas das últimas exposições temporárias, organizadas pelo fundador e curador Emanoel Araujo, realizada em 2022.
Gratuito | Virtual Zoom

03 de dezembro, às 10h30
Virada Inclusiva | Visita em Libras
O Museu Afro Brasil integra a programação da Virada Inclusiva com a visita em LIBRAS mediada por Juliane Duarte Prado, do Núcleo de Educação, com a presença do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego.
Gratuito | Presencial 

03 de dezembro, das 14h30 às 17h 
Workshop Paleografia
A partir de documentos do acervo do Museu Afro Brasil e de normas aplicadas pelo Núcleo de Documentação para manuscritos brasileiros do século XIX, Dalton Maziero, pesquisador e coordenador do núcleo, ministrará exercícios práticos de transcrição, com foco em abreviaturas e adequações à normatização paleográfica, para os profissionais da área museológica e interessados.
Gratuito | Presencial 

07 de dezembro, das 14h às 15h 

Campanha Sonhar o Mundo | Como pensar acessibilidade em exposições?
A partir da exposição "Tributo a Emanoel Araujo", Marina Baffini, especialista em acessibilidade cultural, e Juliane Duarte Prado, educadora bilíngue (Libras) do Núcleo de Educação do MAB, convidam para uma visita técnica a fim de refletirem sobre medidas de acessibilidade que viabilizem a experiência de diferentes públicos em exposições. O encontro é voltado para profissionais de instituições museológicas e de processos museológicos, curadores, artistas, produtores e interessados em adotar atitudes inclusivas em seus projetos.
Gratuito | Presencial - mostra "Tributo a Emanoel Araujo" 

07 de dezembro, das 15h às 16h30

Negras Palavras | Mulheres do Samba
Para celebrar o Samba, que tem como dia oficial o 2 de dezembro, o Museu Afro Brasil convida Lyllian Bragança, sambista, jornalista e co-fundadora do Coletivo Samba Quilomba, e Raquel Tobias, atriz, compositora e cantora, para um diálogo sobre as Mulheres no Samba de São Paulo, mediado por Rosa Couto, pesquisadora, musicista e educadora do Museu Afro Brasil. 
Gratuito | Youtube do Museu Afro Brasil 

07 de dezembro, das 16h às 17h 
Campanha Sonhar o Mundo Roteiro Acessível MAB
Na visita que integra a Campanha Sonhar o Mundo, Marina Baffini, especialista em acessibilidade cultural, e Juliane Duarte Prado, educadora bilíngue (Libras) do Núcleo de Educação do MAB, apresentarão o Roteiro Acessível elaborado para a exposição de longa duração do Museu Afro Brasil.
Gratuito | Presencial - Exposição de Longa Duração 

09 de dezembro, às 15h 
Visita Temática O Sagrado
Como forma de abordar as memórias negras e as produções artísticas afro-brasileiras, o Museu Afro Brasil apresenta diferentes reflexões sobre o sagrado. Na Visita Temática O Sagrado, serão abordadas as formações dos terreiros de candomblé e a importância de suas lideranças, alémda produção artística das irmandades.
Gratuito | Virtual Zoom 

10 de dezembro, das 10h às 18h 
Intervenção Speto
Na intervenção, o artista Speto, em parceria com a organização Sage Foundation, produzirá um mural na fachada do Museu Afro Brasil, homenageando o poder dos movimentos femininos que apoiam as mulheres Iranianas. 
Gratuito | Presencial

10 de dezembro, das 14h às 15h30
Campanha Sonhar o Mundo | Desafios de Acessibilidade no MAB
Na atividade “Desafios de Acessibilidade no MAB”, Joyce Farias, do Núcleo de Pesquisa, e Juliane Duarte Prado, educadora bilíngue (Libras) do Núcleo de Educação, abordarão aspectos de acessibilidade no acervo do Museu Afro Brasil, em diálogo com o público, partindo das informações obtidas de uma obra de arte. O evento contará com LIBRAS. O evento será transmitido ao vivo no Instagram oficial do museu.
Gratuito | Híbrido - Museu e Instagram 

10 de dezembro, das 15h às 16h30
Clube da Leitura da Biblioteca Carolina Maria de Jesus | No seu pescoço, de Chimamanda Ngozi Adichie
O livro escolhido para o último Clube de Leitura de 2022, no Museu Afro Brasil, é “No seu pescoço” da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A narrativa contém todos os elementos que fazem de Adichie uma das principais escritoras contemporâneas. Nos doze contos que compõem o volume, a sensibilidade da autora é voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares. Combinando técnicas da narrativa convencional com experimentalismo, Adichie parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal que há em cada um de nós e, com isso, proporciona a seus leitores a experiência da empatia, bem escassa em nossos tempos.
Gratuito | Presencial - Biblioteca Carolina Maria de Jesus 

14 de dezembro, às 15h 
Ateliê Aberto: Memórias negras LGBTQIAP+ no MAB 
A oficina faz parte do programa de ocupação e prática do Ateliê do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil e visa construir um espaço de discussão e investigação da história LGBTQIA+ a partir da Exposição de Longa Duração. Se trata de uma iniciativa que visa desvelar e valorizar os vínculos entre as resistências negras em diálogo com as de gênero e sexualidade. Se na defesa de uma memória ela é constituída e reformulada, de que maneira podemos observar a história afro-brasileira em consonância com a dissidência sexual e de gênero? Não atuaria a colonialidade em ambos os campos?  
Gratuito | Presencial 

15 de dezembro, das 16h às 18h 
Webnário Centros de Referência e Memória Afro-brasileira: relatos de experiência
No webnário Centros de Referência e Memória Afro-brasileira: relatos de experiência, o Museu Afro Brasil convida a museóloga Suzi Santos, os bibliotecários Bruno Almeida dos Santos e Jonathan de Brito Faria e, a pesquiadora do museu Joyce Farias para dialogarem sobre as suas experiências e os seus desafios para a difusão de acervos dessa temática.
Gratuito | Youtube do Museu Afro Brasil 

22 de dezembro, às 15h 
Museu na Marquise: Música no Parque 
O Núcleo de Educação fecha suas atividades culturais com uma grande festa musical na Marquise do Museu Afro Brasil. A partir da junção da musicalidade das educadoras e educadores, convidamos o público para uma tarde regada a música no Museu Afro Brasil.
Gratuito | Presencial - Marquise do Museu Afro Brasil


VIRTUAL - 24h online 

Tour Virtual "Museu Afro Brasil - Google Arts and Culture"
Apresentação do acervo digitalizado do Museu Afro Brasil, em parceria com o Google, a partir de onze exposições: "Museu Afro Brasil", "Os irmãos Timótheo", "Sidney Amaral", "Arte, Adorno", "Espírito da África
Fotografias de Alfred Weidinger", "Irmandade da Boa Morte", "Panos e tapas", "Irmãs da Boa Morte, Egun e bonecos de Orishás: religiosidade afro-brasileira", "Dsigner e Tecnologia na Escravidão", "O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras" e "Ibejis e a Infância Negra".
Clique aqui

Exposição virtual "África no MAB"
Apresentação da coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e de conteúdos produzidos a partir deste acervo.
Clique aqui 

Exposição virtual "Universo Gueledé"
A exposição "Universo Gueledé" apresenta as máscaras Gueledés, tradicionais e contemporâneas, que compõem a coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e que, juntamente com as Egungun e as Epa, são as mais populares entre o povo iorubá. A exibição compõe o projeto de disponibilização online do acervo do Museu Afro Brasil por meio digital, iniciado em 2021 e conta com atividades de leituras de obras vinculadas à exposição. 
Clique aqui


Escola MAB 

Introdução às Artes Africanas pelo acervo do Museu Afro Brasil - Módulo I e II
Tomando o Museu Afro Brasil como ponto de partida, no curso, organizado em dois módulos, Gabrielle Nascimento Batista, historiadora da arte e educadora no MAB, apresentará um panorama das produções artísticas entre os diferentes povos do continente africano.

06, 07 e 08 de dezembro, das 18h às 20h 
Introdução às Artes Africanas pelo acervo do Museu Afro Brasil - Módulo I

13, 14 e 17 de dezembro, 13 e 14/12: 18h às 20h | 17/12: 10h às 12h
Introdução às Artes Africanas pelo acervo do Museu Afro Brasil - Módulo II


Saiba mais.




BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro