28 de outubro (domingo), 2º turno eleições O Museu Afro Brasil estará fechado

NOVEMBRO 2018

 

Museu na Marquise 
Sábado, 03 de Novembro, às 10h30

Nesta ação, os visitantes do Parque do Ibirapuera são convidados a conhecer o Museu Afro Brasil. Os educadores conduzirão uma breve visita à exposição de longa duração, que será mediada a seguir na marquise do Parque. A história do Parque e a experiência do lazer se encontram com as memórias, artes e histórias afro-brasileiras. 
.
Atividade gratuita.
Público-alvo: aberto a todas as idades.
Duração: 1h30


Ateliê Aberto (Famílias) 
03 de Novembro (sábado), às 15h00

Nesta atividade, o Núcleo de Educação convida os visitantes para uma experimentação artística com materiais diversos em nosso espaço de oficina. As atividades se relacionam aos temas, abordagens e obras da exposição de longa duração.

Atividade gratuita
Público-alvo: livre
Inscrições: https://goo.gl/forms/hnrR8WAzcTgZIMi3


Oficina Especial Ngoma
17 de Novembro (sábado), às 11h00

Após uma breve visita pela exposição de longa duração do Museu Afro Brasil, os participantes aprenderão a confeccionar tambores com materiais de fácil manipulação (cano PVC,Fita adesiva e recortes de revistas). No final da atividade os visitantes serão desafiados a experimentar as potencialidades desse instrumento tendo em vista a musicalidade dos tambores africanos e afro-brasileiros.

Atividade gratuita.
Público-alvo: livre
Inscrições: https://goo.gl/forms/fr1sDSWg8xTSWg6J3


Oficina Abayomi
17 de Novembro (sábado), às 15h00

Durante a oficina os participantes serão convidados a construir bonecas Abayomis e conhecer sua história. No decorrer da vivência serão propostas reflexões sobre a identidade afro-brasileira, racismo e preconceito e herança cultural a partir da experiência estética criativa a lúdica da construção de bonecas.


Atividade gratuita.
Público-alvo: livre
Inscrições: https://goo.gl/forms/piytdpTgLL3gBBEE3

 


Aos Pés do Baobá
24 de Novembro (sábado), às 11h00

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Atividade gratuita.
Público-alvo: livre
Inscrições: https://goo.gl/forms/Rv8Femu3AUUsKA7y2



Oficina Bingana
24 de Novembro (sábado), às 15h00

Essa oficina tem como matéria-prima a palavra. Os participantes são convidados a conhecer, aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala (línguas faladas na República Democrática do Congo).

Atividade gratuita.
Público-alvo: livre
Inscrições: https://goo.gl/forms/YZ1F4GczKYPvzB6O2

 


 

Visita Temática “Abolição 130 anos depois – especial Consciência Negra
25 de Novembro (domingo), às 14h00

Brasil, 1888: a instituição da escravidão - que perdurara por longos três séculos - era oficialmente extinta no Brasil com uma lei de apenas meia página. Quase quatrocentos anos de vigência de um sistema de exploração do trabalho e de violência sem precedentes e tudo o que a letra da lei ofereceu foram algumas linhas e um silêncio que se arrasta até a atualidade. Esta visita temática retoma a discussão central da formação brasileira, destacando momentos decisivos do processo abolicionista. A exposição de longa duração do Museu Afro Brasil será revisitada a fim de evidenciar a ação e o protagonismo da população negra na luta pela liberdade, e suas respostas sociais, culturais e políticas pela conquista da cidadania plena no pós-abolição.


Visitas para grupos espontâneos

04/11 | 14h
11/11 | 14h
18/11 | 14h
25/11 | 11h

BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro