NOVEMBRO 2017


Seminário - LiteraSampa em Terras de Akpalôs: história, memória, resistência e arte na formação de mediadores culturais (I Ciclo de Seminários sobre práticas educativas: o Museu Afro Brasil em outros territórios)

11 de novembro (sábado), 9h30 

Às vésperas de completar 13 anos de existência, o Museu Afro Brasil realiza o I Ciclo de Seminários destinado a apresentar conceitos, princípios e metodologias que estruturam alguns dos programas e projetos realizados pelo Núcleo de Educação. O quarto evento do Ciclo acontece integrado ao VI Seminário LiteraSampa. O tema central desse encontro será a abordagem das relações étnico-raciais na promoção da leitura, na formação de leitores e de mediadores culturais. Produções de artistas, escritoras e escritores negros serão tomadas como referência para refletir sobre a construção de memórias individuais e coletivas como forma de resistência e combate ao racismo.

Duração: das 9h30 às 17h. Atividade gratuita. Público-alvo: livre.

Inscrições: https://goo.gl/YRo6ji 


Intervenções AfroLiterárias
De 22 a 26 de novembro 

Do dia 22 a 26 de novembro, nas visitas mediadas à exposição de longa duração, acontecem as Intervenções AfroLiterárias, nas quais os educadores compartilharão leituras de autoras e autores negros, divulgando a escrita e a memória afro-brasileiras. O intuito das intervenções é apresentar ao público o repertório literário produzido por mulheres e homens negros ao longo da história brasileira, constituindo um espaço de troca de experiências com a leitura e afirmação da resistência negra no campo das letras.  

Duração: ao longo das visitas mediadas.

Solicitações de visitas mediadas: http://www.museuafrobrasil.org.br/visite/planeje-sua-visita/agendamento-de-visita   



Aos pés do Baobá (especial Mês da Consciência Negra)
25 de novembro (sábado), 11h

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Duração: 1h30. Atividade gratuita. Público-alvo: livre.

Inscrições: https://goo.gl/forms/2kN41vnjKw2ozu2A3



Encontro de professores e educadores: Negras Palavras - Literatura e Resistência
25 de novembro (sábado), 14h 

O encontro será destinado à leitura e discussão de textos literários de autoras e autores negros, bem como à reflexão sobre o papel da literatura nos processos de resistência.

Duração: 3h30  Atividade gratuita. Público-alvo: livre.

Inscrições: https://goo.gl/forms/IdqJIeDTzZSOoODN2  


11 de novembro (sábado), 9h30 | 
11 de novembro (sábado), 9h30 | 
BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro