JULHO 2018

 

Brincadeiras do Congo e do Brasil (Programação de férias)
Terças-feiras, dias 24 e 31 de julho, às 11h30
Sextas-feiras, dias 13 e 20 de julho, às 13h30


A partir da visita à exposição de longa duração, os participantes serão convidados a conhecer brincadeiras, músicas e histórias que revelam diálogos entre o Brasil e a República Democrática do Congo. As tradições, formas de brincar e cantar serão apresentadas como possibilidades de aprender com o corpo, com a voz e com a memória.


Atividade gratuita.
Público-alvo: aberto a todas as idades

Duração: 1h30
A atividade é realizada com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas e são voltadas a todas as idades.
Para participar da atividades nas terças e quintas, é necessário chegar 15 minutos antes e se apresentar no setor Acolhimento.
Para participar da atividade no sábado (14/07),
increva-se aqui



Visitas para grupos espontâneos
01 de Julho (domingo), às 14h00
22 de Julho (domingo), às 14h00
29 de Julho (domingo), às 14h00


Aos finais de semana, as visitas para o público espontâneo terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afro-brasileira.
 

Atividade gratuita
Público-alvo: aberto a todas as idades.
Duração: 1h30

As visitas aos finais de semana são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas e são voltadas a todas as idades.
Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento
Aos domingos é cobrado ingresso no valor de R$6. Confira em nosso site
a política de gratuidade e meia entrada.




LARP – Uma Tarde no Museu (Programação de férias)
12 de Julho (quinta-feira), 15h30

Nesse dia acontece o LARP (Live Action Role Playing) no Museu Afro Brasil. Nestas tardes, os educadores convidam os visitantes a uma sessão de LARP: enquanto conhecem o acervo do museu, todos participam de um jogo no qual “representam” obras de arte.

Atividade gratuita
Público-alvo: a partir de 12 anos.
Duração: 2h00

Inscrições: [clique aqui]




Visita Temática - Mulheres Negras na América Latina: Presença e Palavra
21 de Julho (sábado), 14h00
25 de Julho (quarta-feira), 11h30


No dia 25 de julho de 1992, na República Dominicana, se instituía o Dia Internacional da Mulher Afro-Latinoamericana e Caribenha, um marco na luta pela inclusão, justiça e igualdade de direitos para as mulheres negras da região. Para celebrar essa data, tendo como ponto de partida a exposição de longa duração do Museu Afro Brasil, esta visita temática pretende destacar a presença e a participação das mulheres na formação dos Estados-Nações na América Latina e no Caribe. Além disso, os participantes serão convidados a refletir a respeito  das experiências dessas mulheres nos processos de enfrentamento do racismo e das discriminações, das opressões e das violências sofridas pelas pessoas negras.

Atividade gratuita.
Duração: 2h00
Público-alvo: livre
Inscrições
Dia 21/07:
[clique aqui]
Dia 25/07:
[clique aqui]




Aos Pés do Baobá
28 de Julho (sábado), 11h30

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Atividade gratuita.
Duração: 1h
Público-alvo: livre
Inscrições:
[clique aqui]




Oficina “Bingana”
28 de Julho (sábado), 15h00

Essa oficina tem como matéria-prima a palavra. Os participantes são convidados a conhecer, aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala (línguas faladas na República Democrática do Congo).

Atividade gratuita.
Duração: 1h30
Público-alvo: livre
Inscrições:
[clique aqui]



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro