MAIO / 2019



Visita para grupos espontâneos 
05, 19 e 26 de Maio (domingo), às 14h00

Neste domingo, as visitas para o público espontâneo terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afro-brasileira.

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrições: Para participar, basta chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.




Negras Palavras - Encontro marcado: Negro Drama
18 de Maio (sábado), 11h00

Concebido com o objetivo de proporcionar aos visitantes experiências estéticas tendo como referência a palavra ouvida, falada e escrita, o Projeto Negras Palavras  tem como eixo o papel e o lugar da voz africana e afro-brasileira em diferentes manifestações culturais, como a contação de histórias, a mediação de leitura, a produção literária e suas diversas formas de difusão.  

No dia 18 de maio de 2019 realizaremos o Encontro Marcado: Negro Drama. No evento,  Oswaldo de Camargo, autor do livro “Negro Drama: ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade”,  apresentará aos participantes o também escritor Mário de Andrade, situando-o em seu tempo, com destaque para a moldura social em que viveu e produziu. Será abordado também o ambiente político, sublinhando questões relacionadas ao pertencimento racial desse importante intelectual da literatura e da história brasileira.

O evento contará também com intervenções poéticas.

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrição: https://forms.gle/uUadrDZqZe5ZGSz99
 



Cordel: o futuro das tradições (Semana de Museus)

18 de maio (sábado), 15h00

Esta ação educativa faz parte da programação da 17ª Semana de Museus, evento organizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que tem como tema “O futuro das tradições”. A atividade consistirá em uma visita à exposição de longa duração, com destaque para a presença do cordel em nosso acervo. Serão discutidos aspectos da história dessa linguagem e os sentidos possíveis dessa expressão na contemporaneidade. 

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrição: https://forms.gle/X7iS2UzHRwomgwcp6




Aos Pés do Baobá -  Especial Dia da África no Brasil
25 de Maio (sábado), 11h30

Durante este evento, os visitantes terão oportunidade de conhecer histórias africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrição: https://forms.gle/WkY7Bdh9HCAqQYJH6 




Oficina Ngoma
25 de Maio (sábado), 15h00
 
Após uma breve visita pela exposição de longa duração do Museu Afro Brasil, os participantes aprenderão a confeccionar tambores com materiais de fácil manipulação (cano PVC, Fita adesiva e recortes de revistas). No final da atividade os visitantes serão desafiados a experimentar as potencialidades desse instrumento tendo em vista a musicalidade dos tambores africanos e afro-brasileiros.

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrição: https://forms.gle/5nBV8XjrRBRr65zZ6






OBS: As visitas aos finais de semana são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas de todas as idades. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Duração: 1h30

Aos domingos, o Museu Afro Brasil é pago, valores dos ingressos e política de gratuidade estão disponíveis no endereço www.museuafrobrasil.org.br
BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro