AGUILAR, Nelson (Org.). Mostra do redescobrimento: arte popular. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
______ (Org.). Mostra do redescobrimento: Negro de corpo e alma. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
ALMEIDA, Miguel de. Emanoel Araújo. São Paulo: Lazuli Editora/Companhia Editora Nacional, 2007. (Col. Arte de Bolso)
ALMEIDA, Miguel de. Tomie Ohtake. São Paulo: Ed. Lazuli, 2006 (Col. Arte de Bolso).
ANDRADE, Mário de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1965 (Obras completas de Mário de Andrade, XII).
______. Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1945 (Publicações do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 14).
AMARAL, Aracy. A busca da forma e da expressão na arte contemporânea: um inventário necessário, e algumas indagações. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p. 247-74.
______. Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e Ensaios (1980-2005): Vol. 1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar. São Paulo: Ed. 34, 2006.
ARAGO, Jacques Etienne. Souvenirs d'un aveugle, voyage autour du monde, t. 1, Paris, 1839.
ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988.
______. Artistas e artífices: ancestralidade, arcaísmos e permanências: uma introdução à estética popular. In: AGUILAR, Nelson (Org.). Mostra do redescobrimento: arte popular. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000, p. 34-49.
______. Um pintor e suas imagens do inconsciente. In: Dias Paredes: pinturas recentes. Brasília: Tribunal de Contas da União, 2006.
______. Viva cultura viva do povo brasileiro. In: MUSEU AFRO BRASIL. Viva cultura viva do povo brasileiro. São Paulo: [s.d.], p. 38-57. (catálogo)
ARVANI, Berenice; LACERDA, Francisco (Org.). Rubem Valentim. São Paulo: Galeria Berenice Arvani, 2008.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea. São Paulo: 2005 (catálogo de exposição).
AYALA, Walmir (Coord.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973, v. 3 (Coleção Dicionários Especializados; 5).
BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Heitor dos Prazeres: Um pierrô apaixonado na BM&F. São Paulo, 2005. (Catálogo)
CAVALCANTI, Carlos (Org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973. (Coleção Dicionários Especializados; 5).
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Maurino de Araújo: esculturas. São Paulo: 2005 (catálogo).
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA. Nino: João Cosmo Félix: o essencial em estado bruto. Curadoria de Dodora Guimarães. Fortaleza: 2002. (catálogo de exposição).
CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COELHO, Teixeira. Coleção Itaú moderno: arte no Brasil, 1911-1980. São Paulo: Itaú Cultural, 2007.
COIMBRA, Silvia Rodrigues; MARTINS, Flávia; DUARTE, Maria Letícia. O reinado da lua: escultores populares do Nordeste. Rio de Janeiro: Salamandra, 1980.
COSTA, Maria de Fátima G; DIENER, Pablo; STRAUSS, Dieter. O Brasil de hoje no espelho do século XIX: Artistas alemães e brasileiros refazem a expedição Langsdorff. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.
CRAVO NETO, Mario. A flecha em repouso. Salvador: Áries Editora/Paulo Darzé Galeria de Arte, 2008.
______. Na terra sob meus pés. Curadoria de Ligia Canongia. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003.
______. O tigre do Dahomey: a serpente de Whydah. Salvador: Áries Editora/Paulo Darzé Galeria de Arte, 2004.
DIENER, Pablo; COSTA, Maria de Fátima. Rugendas e o Brasil. São Paulo: Capivara, 2002.
DUQUE, Gonzaga. Contemporaneos: pintores e esculptores. Rio de Janeiro: Typ. Benedicto de Souza, 1929.
FERREIRA, Armando Olivetti. Recortes na paisagem: uma leitura de Brazil e outros textos de Elizabeth Bishop. São Paulo, 2008. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo.
FIRMO, Walter. Brasil: imagens da terra e do povo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Museu Afro Brasil, 2008.
FONTELES, Bené; BARJA, Wagner (Org.). Rubem Valentim: artista da luz. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2001 (catálogo).
FREIRE, Laudelino. Um século de pintura: apontamentos para a história da pintura no Brasil de 1816 a 1916. Rio de Janeiro: Fontana, 1983.
FROTA, Lélia Coelho. Criação liminar na arte do povo: a presença do negro. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p. 217-44.
______. Pequeno dicionário da arte do povo brasileiro: século XX. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES. Pinacoteca do Estado: São Paulo. Rio de Janeiro, 1982. (Col. Museus Brasileiros, v. 6).
GRAÇA COUTO, Ronaldo (Org.). Arte e Artistas Plásticos no Brasil 2000. Metalivros, São Paulo, SP, 2000.
IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Yêdamaria. São Paulo, 2006.
KLEINER, Fred S Gardner’s Art Through Ages – the western perspective. 20º. Ed. Cengage Learning, Connecticut 2009.
LAUDANNA, Mayra; ARAUJO, Emanoel. De Valentim a Valentim: a escultura brasileira, século XVIII ao XX. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Museu Afro Brasil, 2010.
LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
______. Negros, pardos e mulatos na pintura e na escultura brasileira do século XVIII. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p. 13-52.
______. Pintores negros do Oitocentos. São Paulo: MWM Motores Diesel Ltda./Indústria Freios KNORR Ltda., 1988.'
LIMA, Beth. Em nome do artista: artistas artesãos do Brasil. São Paulo: Proposta Editorial, 2008.
LIMA, Heloisa Pires. A presença negra no circuito da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro: a década de 80 do século XIX. São Paulo, 2000. 171 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo.
LIRIO, Alba; PRAZERES FILHO, Heitor dos. Heitor dos Prazeres: Sua Arte, Seu Tempo. Rio de Janeiro: ND Comunicação, 2003.
MARQUES, Luiz. O século XIX, o advento da Academia de Belas Artes e o novo estatuto do artista negro. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p. 133-43.
MASCELANI, Ângela. O mundo da arte popular brasileira. Rio de Janeiro: Museu Casa do Pontal/Mauad Editora, 2002.
MATOS, Patrícia Ferraz de. Projectos coloniais e seus efeitos: o caso do trabalho de José Redinha desenvolvido no Museu do Dundo. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão: UNISUL, v. 2, n. 2, p. 42-61, jul./dez. 2009.
MINISTÉRIO DA CULTURA/FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Para nunca esquecer: Negras memórias, memórias de negros. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2002.
MORAIS, Frederico. Leilão Abril de 2009: arte brasileira: cortes e recortes: segunda parte: 1912-1936. Rio de Janeiro: Soraia Cals e Evandro Carneiro, 2009.
______. Leilão Novembro de 2007: fotografia como arte: arte como fotografia. Rio de Janeiro: Soraia Cals e Evandro Carneiro, 2007.
______. Leilão Setembro de 2007: colar, acumular, soletrar. Rio de Janeiro: Soraia Cals e Evandro Carneiro, 2007.
MUSEU AFRO BRASIL. Negros pintores. São Paulo: Museu Afro Brasil/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. (catálogo)
______. Viva cultura viva do povo brasileiro. São Paulo: [s.d.]. (catálogo)
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Acervo: roteiros de visita. São Paulo: 2004. Disponível <em: http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/roteiro/roteiro.asp>. Acesso em: 4 out. 2010.
NETO, Francisco de Castro Ramos. Agnaldo Manoel dos Santos: uma lenda viva. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p. 205-8.
NEVES, Eustáquio. Fotoportátil: 5. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e Mestre Valentim. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p. 55-69.
OLIVEIRA, Paulo. Rego e o imaginário da umbanda. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1995.
PARDAL, Paulo. Carrancas do São Francisco. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação Geral da Marinha, 1981.
______. As carrancas de Guarany. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p. 198-203.
PEIXOTO, Maria Elizabete Santos. Pintores alemães no Brasil durante o século XIX. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1989.
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. A fotografia no Brasil do século XIX: 150 anos do fotógrafo Marc Ferrez: 1943/1993. São Paulo: 1993 (catálogo).
______. Os Herdeiros da noite: fragmentos do imaginário negro: 300 anos de Zumbi. São Paulo: Ministério da Cultura, 1995 (catálogo).
PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1969.
REGO, Ronaldo. Rego: ilê orixá. Esculturas gravuras, instalações, objetos. Rio de Janeiro: R. Rego, 1998 (catálogo).
ROSA, Renato; PRESSER, Décio. Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.
SCHWARTZ, Madalena. Personae: fotos e faces do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE BELO HORIZONTE. Negras memórias, memórias de negros. O imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão. Belo Horizonte, 2003.
SMITH, Bernard. Australian Dictionary of Biography. Melbourne University Press, 1966.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Dias Paredes: pinturas recentes. Brasília, 2006. (Catálogo)
VALLADARES, Clarival do Prado. Agnaldo Manoel dos Santos: origem e revelação de um escultor primitivo. Afro-Ásia, Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais/UFBA, n. 14, p. 22-39, 1983.
VÁRIOS AUTORES. Arte e artistas no Brasil 2000. São Paulo: Metalivros, 2000.
VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o Golfo do Benim e a Bahia de Todos os Santos: dos séculos XVII a XIX. Salvador: Corrupio, 2002.
______. Saída de iaô: cinco ensaios sobre a religião dos orixás: fotos de Pierre Verger. Org. e trad. De Carlos Marcondes de Moura; intr. biográfica de Rita Amaral e Vagner Gonçalves da Silva. São Paulo: Axis Mundi Editora/Fundação Pierre Verger, 2002.
ZANINI, Walter (Org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Sales, 1983. 2 v.
Sites:
http://www.academia.org.br (16/08/2010)
http://almanaque.folha.uol.com.br (16/08/2010)
http://www.bmf.com.br/ (19/08/2010)
http://www.bolsadearte.com (11/11/2010)
http://www.colinchase.net/ (19/08/2010)
http://www.esculturagaucha.com.br (13/08/2010)
http://www.heitordosprazeres.com.br/ (19/08/2010)
http://www.iberecamargo.org.br (17/08/2010)
http://ims.uol.com.br/ (22/10/2010)
http://www.informesergipe.com.br/ (16/08/2010)
http://loorock.blogspot.com/ (12/11/2010)
http://www.meledwards08.com/ (17/08/2010)
http://www.pinturabrasileira.com.br/ (17/08/2010)
http://www.revistamuseu.com.br (19/08/2010)
http://www2.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site (24/11/2010)