Na Cadência Bonita do Samba

Ao ser indagado sobre a clássica polêmica, aonde teria nascido o samba, o grande compositor baiano Riachão põe fim à questão com a seguinte resposta: “O samba nasceu na Bahia, porque o Brasil nasceu na Bahia”. Notável, porém, são as diferentes características que este ritmo adquiriu em cada um dos estados brasileiros.

Nas zonas rurais, como produto da escravidão, da saudade, dos lamentos, surgiram o samba-de-roda baiano, o coco pernambucano, o jongo mineiro, paulista e carioca, o tambu, o batuque de umbigada e o samba de bumbo paulistas, entre muitas outras danças que tem a umbigada e a rasteira como passos principais. Estes são os sambas rurais.

Nas cidades, o samba tornou-se produto da liberdade, da mistura, da malandragem, da mestiçagem. O choro, a marcha, o maxixe, o lundu e a modinha - cantados na casa das tias baianas no Rio de Janeiro, entre as quais a renomada Tia Ciata – e mais a depuração estética dos compositores do Estácio, como Ismael Silva, moldaram o samba que será alçado a ritmo nacional através do rádio durante Estado Novo.

Desta forma, o samba é produto do morro, do mangue, da favela, da rua, dos largos, das praças, das imediações do recôncavo e dos pelourinhos esquecidos. Seja na Bahia, no Rio de janeiro ou em São Paulo o samba é invenção da alegria e da dor do negro ancorado em suas tradições musicais; fervor que é um monumento quase intocado trazido das várias Áfricas para ser modificado em seu ritmo do lado de cá do atlântico.

O samba, seja na sua forma tradicional, seja nas suas formas mais modernas, esteja ele em área rural ou urbana, é a música da convivência, do calor humano compartilhado, ele é cultura do social, a manifestação geral de um povo. Ele é também música de espetáculo, de apresentação, mas principalmente é a evocação para a sociabilidade da festa, imperativo da alegria sentida em conjunto, portanto, ele é um ritmo pra ser cantado, tocado, dançado e partilhado por todos.

A batida ritmada do cavaco, do pandeiro e do tamborim, a presença do surdo, reco-reco, atabaque, agogô e violão, revelam que o samba se faz de rica instrumentação, dando vida a um ritmo singular, somado à cadência sincopada na voz dos sambistas. São inúmeras as influências que esse mesmo ritmo tem marcado na música popular e erudita brasileira e internacional, influências essas que o figurou e o transfigurou em sua eterna metamorfose.

Os pioneiros compositores do samba, com as chagas ainda abertas pela escravidão, paradoxalmente evocavam em suas músicas a insegurança com relação ao futuro, as angústias em demasia, as dores, as dificuldades, mas também as delícias e as alegrias da vida, em canções numa cadência que evoca tantos outros ritmos africanos, em seus belos compassos de pulsão vigorosa, transformados em diversos cantos do Brasil.

“Samba, agoniza, mas não morre
Alguém sempre te socorre
Antes do suspiro derradeiro
Samba
Negro forte destemido
Foi duramente perseguido
Na esquina, no botequim, no terreiro
Samba
Inocente, pé-no-chão,
A fidalguia do salão,
Te abraçou te envolveu

Mudaram toda sua estrutura
Te impuseram outra cultura,
E você nem percebeu...”

Nelson Sargento – “Agoniza, mas não morre”

Renato Araújo da Silva e André Santos

Referências

DINIZ, A. Almanaque do Samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. 2ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
VIANNA, H. O Mistério do Samba. 6ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.: Ed. URFJ, 2007.
LOPES, Nei. Partido-alto: samba de bamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.