Aleijadinho - Antônio Francisco Lisboa

(Vila Rica/MG, 1730 ou 1738 -1814)

Escultor, entalhador e arquiteto. Filho de Manuel Francisco da Costa Lisboa com sua escrava Isabel, foi libertado da escravidão por seu pai no batismo. Sua formação artística se deu, em grande parte, com o pai, mas é provável que ele também tenha sido discípulo de outros artistas de Vila Rica, como João Gomes Batista, Francisco Xavier de Brito e José Coelho de Noronha, nunca tendo saído da região mineradora para estudar. Como as irmandades religiosas e ordens terceiras constituíam a principal clientela dos artistas, quase toda a produção conhecida de Aleijadinho é de natureza religiosa. Seus trabalhos mais relevantes foram produzidos a partir de 1760, quando iniciou a talha de altares. Começou a esculpir em pedra-sabão no ano seguinte e realizou seu primeiro trabalho arquitetônico provavelmente em 1763. A partir de 1777, passou a sofrer de uma moléstia de natureza indefinida, que lhe prejudicou os movimentos e lhe causou deformações. Sua produção é composta por um vasto conjunto de obras de arquitetura, ornamentação sacra e imagens para retábulos e capelas, destacam-se as esculturas das capelas dos Passos e dos doze profetas bíblicos, na cidade de Congonhas do Campo. Para Myriam Ribeiro de Oliveira, ele bebeu de fontes e temas portugueses, mas fez um agenciamento original desse conjunto, desenvolvendo uma verdadeira escola regional por meio da adaptação dos modelos estrangeiros, apreendidos a partir de gravuras. Segundo a autora, muitas esculturas do Aleijadinho exibem uma "transcendência do rococó em prol de estilos anteriores, como o barroco e o gótico, mais adequados à expressão de sentimentos místicos". Mário de Andrade atribuiu ao artista um caráter mestiço, reunindo influências diversas. Para o crítico, sua arquitetura representa uma síntese afinada com a religiosidade colonial, dotada de uma "graça mais sensual e encantadora" que os modelos europeus. Quanto à escultura, Mário de Andrade também ressaltou a plasticidade das obras em pedra e um certo expressionismo das obras em madeira.

Personalidades Relacionadas

Manuel Francisco da Costa Lisboa (?-1767)
Pedreiro, carpinteiro, arquiteto e mestre-de-obras de origem portuguesa.

João Gomes Batista (ca. 1708 -1788)
Gravador de metais português, ensinou desenho em Vila Rica.

Francisco Xavier de Brito (?-1751)
Escultor e entalhador atuante no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

José Coelho de Noronha (?-?)
Entalhador e arquiteto ativo em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII.

Henrique Bernardelli (1858-1936)
Pintor e professor de origem chilena, radicado e formado no Brasil.

Mário de Andrade (1893-1945)
Escritor, ensaísta e crítico de arte paulista, ícone do modernismo nacional.