Sidney Amaral

(São Paulo/SP, 1973 - São Paulo/SP, 2017)

Artista plástico e professor formado pela Fundação Armando Álvares Penteado-Faap. Ingressou em 1991 na Escola Panamericana de Artes, onde estudou desenho, pintura e fotografia. Em 1999, cursou Orientação e Desenvolvimento de Projetos no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE). Trabalha com mármore, resina e porcelana, e sua produção consiste basicamente em apropriações de objetos prosaicos recriados em bronze. Para Emanoel Araujo, Sidney Amaral é um “provocador da materialidade dos objetos, subvertendo, em muitos dos seus trabalhos a natureza das coisas: o frágil e o leve pelo pesado e resistente, o efêmero pelo definitivo. Há, em suas propostas, uma concepção que materializa no bronze o que poderia ser plástico, ou vice-versa, e com isso ele faz uma nova visualidade no julgamento de seus objetos. Esse jogo de transformar esses objetos faz de sua proposta uma sempre original inquietação entre o público e a obra”

Personalidades Relacionadas

Emanoel Araujo
(1940)
Pintor, desenhista e escultor natural da Bahia, é diretor executivo e curador do Museu Afro Brasil.