Mestre Valentim (Valentim da Fonseca e Silva)

(Vila do Príncipe/MG?, [174-?] – Rio de Janeiro/RJ, 1813)

Escultor, entalhador e arquiteto. Filho de um fidalgo português, que atuava como contratador de diamantes no Distrito Diamantino, e de uma negra natural do Brasil, Valentim nasceu na capitania de Minas Gerais e foi levado à Europa pelo pai em 1756. Com o falecimento do pai, alguns anos mais tarde, foi reenviado ao Brasil juntamente com a mãe pelos parentes paternos. É incerto se já tinha iniciado sua formação artística em Portugal ou se a realizou toda no Brasil, sob a orientação de Luís da Fonseca Rosa. De qualquer forma, instalou-se no Rio de Janeiro e tornou-se artista célebre, procurado para serviços de talha, escultura e moldes de peças de luxo em metal. Foi o primeiro a produzir estátuas fundidas em bronze no Brasil, atividade que depois foi proibida devido ao risco à Coroa portuguesa representado pela possibilidade de fundição de armas na colônia. Sua obra é composta por talhas para igrejas do Rio de Janeiro, esculturas (tanto em madeira quanto em metal, nas quais se destacou), riscos para peças em metal (muitas presentes em igrejas da capital fluminense) e obras urbanísticas no Rio de Janeiro, para as quais foi designado pelo amigo e protetor D. Luís de Vasconcelos e Souza. Para Myriam Ribeiro de Oliveira, foi "um artista plenamente inserido nos padrões estilísticos de seu tempo, os do rococó internacional", bastante familiarizado com os modelos europeus e portugueses. Ruth Nina Ferreira Levy ressalta a integração de elementos da estética rococó e da simbologia católica em sua obra, "numa apreensão formal simultaneamente sagrada e profana". No conjunto de sua produção, destaca-se o Passeio Público, que ele concebeu e executou, segundo José Teixeira Leite, nos moldes de "um autêntico jardim de ilusão na melhor tradição europeia", mas que viria a ser completamente reformulado em meados do século XIX. Nos chafarizes que produziu, como ressalta Myriam de Oliveira, "a integração [de] temas da flora e fauna tropicais, [...] substituindo os tritões e golfinhos tradicionais, constitui, sem dúvida, um dos aspectos mais originais da personalidade artística de Mestre Valentim".

Personalidades Relacionadas

Luís da Fonseca Rosa
([ca. 1700]-?)
Entalhador português, produziu obras para igrejas do Rio de Janeiro.

D. Luís de Vasconcelos e Souza
(1742-1809)
Conde português, foi vice-rei do Brasil entre 1778 e 1790.

Jardim de ilusão
Referência ao uso que os jardins franceses faziam da perspectiva visual e da organização do espaço a partir do século XVII.