(Houston, Texas - 1937) Professor e artista plástico norte-americano que atua desde 1965, quando apresentou sua primeira mostra individual no Museu de Arte de Santa Bárbara, Califórnia. Formado pela University of Southern California, estudou no Los Angeles City College e no Los Angeles County Art Institute. Participou de uma dúzia de exposições individuais, incluindo o Whitney Museum of American Art (Nova Iorque) e o New Jersey State Museum, (Trento, Nova Jersey), entre outras. Participou de aproximadamente 50 exposições coletivas. Em 1993, apresentou uma retrospectiva de 30 anos de carreira como escultor no Neuberger Museum of Art, em Purchase, na cidade de Nova Iorque. Possui trabalhos integrados às coleções permanentes de diversas instituições, entre as quais o Metropolitan Museum of Art, Museum of Modern Art - MoMa (Nova Iorque), Museu de Belas Artes de Houston (Texas), Museu do Condado de Los Angeles (Califórnia), entre outros. Foi professor entre os anos de 1964 e 2002, chegando a ministrar aulas na Rutgers University e na Connecticut University. Artista internacionalmente reconhecido, com obras expostas de Paris ao Japão. Sua pesquisa a respeito da cultura visual do terceiro mundo também o levou ao Marrocos, Brasil, China e Cuba a partir do recebimento do prêmio Guggenheim Foundation Fellowship, especificamente, o Fulbright Fellowship to Zimbabwe. Em suas obras, o artista frequentemente tematiza a África, continente onde passa vários meses ao ano trabalhando, como escultor , por exemplo, no Senegal, além de visitar com regularidade outros países africanos. A CDS Gallery em Nova Iorque é a representante das obras do artista e possui uma vitrine de exposição constante de sua obra. Mel Edwards, como é conhecido, converge em suas esculturas o político com o abstrato como discursos obtidos a partir de sua herança afro-americana. O crítico de arte Fred S. Kleiner faz referência aos linchamentos de negros e defensores dos direitos civis, que ocorreram secularmente sob os olhares condescendentes das autoridades norte-americanas ao dizer que “uma das maiores series esculturais de Edwards enfatiza a metáfora do linchamento para provocar o pensamento a respeito do legado do racismo. Essa serie Fragmentos Linchados inclui mais de 130 esculturas de aço soldados produzidas nos anos após 1963 como um tema artístico que impele uma resposta visceral e imediata conjurando imagens condensadas e horripilantes do passado”.