Emmanuel Zamor

(Salvador/BA, 1840 – França, 1917)

Pintor e cenógrafo. Nasceu em Salvador e, ainda bastante jovem, talvez com idade em torno dos 10 anos, foi adotado por um homem natural da costa africana que viveu por alguns anos na Bahia, chamado Pierre Emmanuel Zamor, e por sua esposa francesa, Rose Neveau. Levado à França pelos pais adotivos em data desconhecida, aprendeu música e desenho e aparentemente frequentou a Academia Julian em Paris, tornando-se pintor e cenógrafo profissional. Em 1860, regressou a Salvador, onde viveu por cerca de dois anos, mas um incêndio em sua casa destruiu a maior parte dos registros de sua estada no Brasil. Com a morte do pai adotivo, em 1862, voltou definitivamente à França, onde morreu em situação de miséria. Sua obra só veio a ser conhecida no Brasil por ocasião de uma exposição retrospectiva organizada pelo MASP em 1985. A maior parte de suas pinturas consiste em naturezas-mortas e paisagens, sendo estas o maior destaque de sua produção. Para o crítico José Teixeira Leite, trata-se de um artista em que "repercute a pálida influência dos pré-impressionistas da Escola de Barbizon, [...] senhor de uma paleta tristonha a realçar um sofrido desenho, estilisticamente a meio caminho entre o Realismo e o Romantismo". No catálogo da exposição Negros pintores (Museu Afro Brasil, 2008), ressalta-se também o emprego de "uma paleta ora cálida ora sombria".

Personalidades Relacionadas

Academia Julian
Escola privada de pintura e escultura fundada em 1867 por Rodolphe Julian, era uma alternativa, para estrangeiros e mulheres, à restrita Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris

Escola de Barbizon
Grupo de artistas franceses caracterizados por um paisagismo realista com traços românticos, considerados precursores do impressionismo.