No mês das Crianças a programação do Museu Afro Brasil é inteiramente voltada para os pequenos visitantes

26 de setembro de 2016

Outubro é o mês das crianças! Por essa razão, a programação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil é inteiramente voltada para os pequenos visitantes. Aqui, as crianças poderão se aproximar das exposições a partir de brincadeiras, jogos e oficinas. 
No primeiro sábado, dia 1º de outubro, às 15:00, acontece a oficina Bingana, que tem como matéria-prima a palavra. Nela os participantes são convidados a conhecer, aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala.

No sábado dia 8, às 15:00, os pequenos visitantes poderão explorar o acervo de forma lúdica com a visita Kotambola ya bana. Durante o percurso, além de conhecer as exposições, as crianças participarão de jogos que remetem às nossas matrizes africanas.
No dia 15 de outubro, também às 15:00, os visitantes serão convidados a conhecer o folguedo do boi representado no núcleo de festas e, em seguida, participar da oficina “Bumba, meu boi!” para a confecção de um “couro” com papel camurça, lantejoulas e miçangas além de experimentar dança, instrumentos e músicas ligados a festividade do norte e nordeste do Brasil. 
No dia 22 de outubro, às 14:00, os visitantes serão convidados a confeccionar e conhecer as histórias das bonecas Abayomis. A vivência tem como proposta refletir sobre a identidade afro‐brasileira, racismo, preconceito e herança cultural, a partir da experiência estética criativa da construção de bonecas. Em comemoração ao mês dos professores, neste mesmo sábado, às 13:00 acontecerá mais um Encontro com Professores e Educadores desta vez sobre Literatura e Resistência
No último final de semana, a diversão vem em dose dupla! No sábado dia 29 de outubro, às 11h, acontece Aos pés do Baobá, que consiste na contação de histórias ou mediação de leitura, onde os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. E, logo após, às 12h, ocorrerá, a Nsaka Za Bana que, a partir de uma breve visita ao museu e tomando como ponto de partida a localização geográfica, aspectos históricos e linguísticos da República Democrática do Congo, discutirá questões sobre o poder das histórias, músicas e palavras. Em seguida, os participantes serão convidados a experimentar movimentos corporais articulados a cantigas congolesas. 

Durante a tarde, a biblioteca Carolina Maria de Jesus e o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, em parceria com a Ciclo Contínuo Editorial, recebe o jornalista e escritor Oswaldo de Camargo para uma palestra e lançamento do livro de sua autoria Lino Guedes – seu tempo e seu perfil. Durante o evento, será realizado um recital de poemas e haverá sessão de autógrafos.
Para os jovens e adultos, aos domingos são oferecidos os horários de visitas mediadas por um(a) educador(a) com foco nos temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte a partir da perspectiva africana. 
Para participar das atividades é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. As vagas serão ofertadas de acordo com o horário de inscrição ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. As atividades aos sábados são gratuitas. As inscrições podem ser realizadas no e-mail: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
Consulte mais informações e políticas de gratuidade no site do Museu Afro Brasil..

 


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro