MAIO 2018



Visitas Temática "Abolição 130 anos depois - onde estão os negros?"
05 de Maio (sábado), 14h00
13 de Maio (domingo), 14h00
19 de Maio (sábado). 14h00
26 de Maio (sábado), 14h00

Brasil, 1888: a instituição da escravidão - que perdurara por longos três séculos - era oficialmente extinta no Brasil com uma lei de apenas meia página. Quase quatrocentos anos de vigência de um sistema de exploração do trabalho e de violência sem precedentes e tudo o que a letra da lei ofereceu foram algumas linhas e um silêncio que se arrasta até a atualidade. Esta visita temática retoma a discussão central da formação brasileira, destacando momentos decisivos do processo abolicionista. A exposição de longa duração do Museu Afro Brasil será revisitada a fim de evidenciar a ação e o protagonismo da população negra na luta pela liberdade, e suas respostas sociais, culturais e políticas pela conquista da cidadania plena no pós-abolição. 130 anos depois, onde estão os negros? Artes, trabalho, mídia e religiosidades serão recortes temáticos propostos, compondo um mosaico que apresenta o acervo do Museu Afro Brasil a partir das diferentes experiências de combate ao racismo e afirmação da cidadania.

Atividade gratuita.
Público-alvo: aberto a todas as idades
Duração: 1h30
Inscrições:
Dia 05 de Maio
Dia 13 de Maio
Dia 19 de Maio
Dia 26 de Maio

 

Visitas para grupos espontâneos
06 de Maio (Domingo), às 14h00
20 de Maio (Domingo), às 14h00
27 de Maio (Domingo), às 14h00

Aos finais de semana, as visitas para o público espontâneo terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afro-brasileira.

Atividade gratuita
Público-alvo: aberto a todas as idades.
Duração: 1h30
Atividade realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 participantes. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento
Sábados a entrada ao museu é gratuita. Aos domingos é cobrado ingresso no valor de R$6. Confira em nosso site a política de gratuidade e meia entrada.




Roda de conversa Ações educativas em Museus e a Saúde Mental: conectando sujeitos e vivências (Semana de Museus)
19 de Maio (sábado), 10h00

A roda de conversa tem como ponto de partida ações educativas desenvolvidas em instituições museais voltadas aos frequentadores da rede pública de saúde mental. A partir da experiência do Projeto Deslocamentos, voltado aos usuários de unidades do CAPs e Ceccos, os museus parceiros refletirão a importância das ações desenvolvidas como possibilidades de criação de conexões entre os participantes e entre as instituições. Discutiremos também os registros produzidos ao longo do projeto, que consistem em cadernos nos quais os participantes inscrevem suas experiências e vivências. Qual o papel dos museus e de suas ações educativas para sujeitos atendidos pela saúde mental? Como podemos promover conexões entre sujeitos, memórias, identidades? A atividade partirá de uma experiência particular, promovendo, entretanto, reflexões mais amplas e de natureza cada vez mais urgente.

Inscrições: [clique aqui]
Duração: 2 horas.
Atividade gratuita.
Público-alvo: livre.
Atividade realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 participantes


Aos Pés do Baobá
26 de Maio (sábado), 11h30

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Inscrições: [clique aqui]
Duração: 60 min.
Atividade gratuita.
Público-alvo: livre
Atividade realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 participantes

BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro