Banco de talentos  

Você tenha interesse em fazer parte da equipe do Museu Afro Brasil?
Envie o seu currículo para o e-mail curriculo@museuafrobrasil.org.br 
Mesmo que não haja vaga disponível para seu perfil profissional no momento, o CV ficará arquivado em nosso banco de talentos. 

Vagas

“Reiterando nosso compromisso com a diversidade, convidamos pessoas negras, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+, a enviarem suas candidaturas para as vagas disponíveis”.
Os processos seletivos são realizados por meio de análise de currículo, entrevistas e testes específicos a cada área de atuação. 
Agradecemos o seu interesse em trabalhar conosco.

Coordenador (a) de Comunicação e Desenvolvimento Institucional [Encerrado]

Profissional ingressante: 1º lugar - Alessandro Augusto Ferreira Pellegrini | Oportunidades futuras: 2º lugar - Michelle Andrade; 3º lugar - Carol Anchieta
Missão do Cargo:

Coordenar a equipe e as atividades de Comunicação e Desenvolvimento Institucional, com foco em governança e sustentabilidade institucional, realizando a análise, a definição de estratégias, o planejamento, a execução, o controle e a avaliação de todos os processos envolvidos.

Principais Atribuições/Responsabilidades do Cargo:


• Desenvolver, planejar, implementar, coordenar e avaliar ações e estratégias de comunicação, atuando com base na missão e valores do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, bem como zelar por sua imagem institucional e pela ampla divulgação de suas ações, sua programação cultural e serviços;
• Elaborar/revisar/atualizar Plano de Comunicação para o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo;
• Atuar, junto as demais coordenações, de modo a garantir o fluxo ágil da comunicação interna;
• Reestruturar, juntamente com o Núcleo Curatorial, o Manual de Identidade Visual e o Manual de Redação e Estilo do museu;
• Coordenar a assessoria de imprensa institucional, responsável pela produção de releases, divulgação das ações e gestão de crises, assim como o trabalho da equipe de comunicação do museu;
• Coordenar, acompanhar e orientar as atividades de manutenção e ações de melhoria do mailing;
• Assegurar o cumprimento das ações, metas e obrigações contratuais relativas ao Programa de Comunicação e Desenvolvimento Institucional pactuadas no Plano de Trabalho aprovado anualmente pela OS e pela UPPM/SEC;
• Coordenar, acompanhar e aprovar o desenvolvimento e elaboração de peças de comunicação (textos e materiais gráficos), assim como verificar sua exatidão e coerência;
• Coordenar a gestão dos canais de comunicação institucional: site, redes sociais, e-mails institucionais etc.;
• Pesquisar e propor novas ferramentas, recursos tecnológicos, mídias, formas e ações de comunicação;
• Participar da abertura de exposições e outros eventos do museu, recebendo os diferentes veículos de imprensa;
• Propor e coordenar Pesquisas de Perfil de Público e Satisfação;
• Elaborar Relatórios periódicos: internos e conforme obrigações de rotina e compromissos de informações referentes aos Contrato de Gestão e demais órgãos de controle;
• Contribuir com a Diretoria no desenvolvimento de estratégias de ação para viabilizar a ampliação, diversificação, formação e fidelização do público da Instituição, realizando ações de relacionamento com públicos-alvo, prospectando e estabelecendo parcerias institucionais;
• Promover iniciativas de fomento, por meio do estabelecimento e manutenção de parcerias institucionais, de campanhas voltadas à ampliação e diversificação de fontes de recursos e outras ações;
• Atuar em conjunto com a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apoiando as ações em rede propostas e seguindo suas diretrizes. 
• Participar das reuniões dos Comitês de Sustentabilidade, de Acessibilidade e demais reuniões solicitadas pela Diretoria da Associação Museu Afro Brasil.
• Participar das reuniões com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


Requisitos

• Escolaridade: Profissional com ensino superior em Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Marketing ou áreas afins. Pós-graduação nas referidas áreas ou em Gestão Cultural, Design, Museologia
• Amplos conhecimentos e experiência em produção de conteúdos e assessoria de imprensa, principalmente no segmento da cultura
• Sólida experiência em Comunicação Institucional, com atuação em instituições culturais
• Conhecimentos avançados no Pacote Office e em gestão de mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e campanhas através de links patrocinados.
• Conhecimentos em Photoshop e Gestão Cultural. 
• Domínio de plataformas online como Zoom, Meet, Teams, Youtube, Streamyard e correlatas. 
• Ter iniciativa, boa comunicação escrita e oral, capacidade de organização, compromisso com resultados, compromisso com a equipe e a AMAB, espírito de cooperação, trabalho em equipe e gestão de pessoas.

Idiomas: Inglês fluente

Horário de Trabalho:
De 2ª a 6ª feira: das 9:00 às 18:00 horas com 1:00 de intervalo para refeições.

Benefícios: 
Vale Refeição/Seguro Saúde/Seguro Odontológico/Vale Transporte ou Estacionamento /Seguro de Vida.

Envie o seu currículo para o e-mail curriculo@museuafrobrasil.org.br
Mencione no “assunto” o nome da vaga
Período para o envio de currículo: de 13/01/2023 a 20/01/2023.

BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro