Roteiro de visita temática:

Universo Gueledé

20 de setembro de 2023

Dando continuidade ao projeto de disponibilização online do acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, iniciado em 2021, com foco na coleção de arte africana da instituição, apresentamos a exposição “Universo Gueledé”

Nessa mostra são apresentadas 24 máscaras Gueledé que integram a coleção de arte africana do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo e que, juntamente com as Egungun e as Epa, são as mais populares entre o povo iorubá. Os iorubás vivem principalmente na Nigéria, no sudeste do Benim e, em menor número, nas regiões centro-sul do Togo.

Por meio dessa seleção, busca-se oferecer ao público não apenas um contato com as obras do museu, mas promover, igualmente, diferentes leituras sobre elas.

Nesta primeira fase da mostra virtual, apresentamos obras produzidas em diferentes contextos, por meio de suas imagens e fichas técnicas. Numa segunda fase, serão incorporadas imagens de contextualização, atividades de leitura formal e outras ferramentas que tornarão a vista virtual ainda mais prazerosa e enriquecedora.

Boa visita!

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD