Roteiro de visita temática:

Arte, adorno, design e tecnologia no tempo da escravidão

16 de julho de 2014
No período da escravidão no Brasil, africanos escravizados e seus descendentes foram os principais responsáveis pela realização de trabalhos que estão na base da sociedade brasileira tal como ela é hoje. A agricultura, a pecuária e a mineração desde o princípio foram fortemente marcadas pela mão africana e depois pela mão afrobrasileira.

Você já pensou a respeito de como esses trabalhos eram realizados? Já refletiu sobre as tecnologias utilizadas para plantar, colher, processar a cana-de-açucar e o café, por exemplo? E quanto à extração e tratamento do ouro e das pedras preciosas? E as complicadas roupas utilizadas por homens e mulheres nos tempos do Império: como vestimentas cheias de pregas e babados eram lavadas, secas e passadas? Além da mão humana, imagine a quantidade de ferramentas e instrumentos que foram necessários nesse período da história.

Pois bem, você agora é nosso convidado para saber mais a respeito de um lado pouco conhecido da história do Brasil, a partir da mostra Arte, adorno, design, e tecnologia nos tempos da escravidão.

Nesse material sugerimos um percurso, mas você pode criar seus próprios roteiros.

Boa visita!

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD