Miguel Soares

imgunavailable(1970)

Artista plástico e docente universitário, Miguel Soares estudou fotografia no Centro de Arte e Comunicação visual Ar:Co e frequentou a Faculdade de Belas Artes de Lisboa, optando no terceiro ano de estudo pela área de Design de Equipamento. O artista iniciou seus trabalhos como fotógrafo na década de 1990, momento em que começa a fundir a fotografia com objetos, desenvolvendo instalações multimídia e seus primeiro trabalhos em video-animação e 3D, ampliando esses trabalhos na década seguinte com projetos que chama “vídeo-musicais”. Em 2003/4 Miguel Soares foi bolsista da FLAD/Fundação Gulbenkian desenvolvendo residência artística no Location One, em Nova Iorque. Foi por duas vezes bolsista na categoria “jovens Criadores” pelo Centro Nacional de Cultura, em Lisboa (1994 e 1996).  Miguel Soares coleciona mais de duas dezenas de exposições individuais em 4 países, desde 1991 e mais de 150 exposições coletivas em 14 países, desde 1989.  O artista recebeu o Prêmio BES Photo 2007, com exposição temporária no Museu Berardo em Lisboa, no ano seguinte. Recebeu ainda o 1º. Prênio de Fotografia na II Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (1991) e um concurso para tatamento plástico de estações do metrô de Lisboa(2000). Em 2008 teve uma retrospectiva de suas animações em 3D na sede da Culturgest em Lisboa.