Manuel Correia

MANUEL_ CORREIA(1967)

Sua carreira de fotógrafo se iniciou a partir de 1986. Manuel Correia desenvolve trabalhos artísticos de fotografia contemporânea com curadores e pesquisadores de museus desde 2008. Entre outros trabalhos, o artista tem se dedicado à “fotografia de viagem” com um olhar muito particular e já percorreu continentes como Europa, África, Ásia e América do Sul. Em 2012, no Ano de Portugal no Brasil, o artista fez parte da exposição Sangue e Água, no Museu Afro Brasil, em São Paulo. Há três anos vem realizando um projeto fotográfico sobre o poder tradicional (Reis e Sobas) em Angola. Manuel correia realiza ainda algumas parcerias publicitárias com várias instituições e empresas. Destacamos aqui trabalhos tais como Tecnologia com Arte - Universidade do Minho; Grand’Arte - A fusão de dois prazeres; A Louça Preta de Basilhães, Vila Real; Vista Alegre - A arte na porcelana, entre outros. Dentre as principais publicações desenvolvidas encontram-se: Modos de Vida (2009); Recepção e Expedição (2010); Sangue e Água (2011); Distant Song (2014); e Kilimanjaro and Porters (2015), no qual o artista descreve em fotografias o processo de interiorização por qual passou no “topo da África”. Ele possui obras em diversas coleções institucionais e particulares em Portugal e em outros países.