Pedro Barateiro

imgunavailable(1979)

A formação inicial de Barateiro se deu na Maumaus - Escola de Artes Visuais (2003-2005), em Lisboa, cidade onde atualmente vive e trabalha. Realizou Mestrado em Artes Visuais (2006) na Malmö Art Academy, Suécia e esteve em residências artísticas de destaque, tais como no Palais de Tokyo (2008-09), Paris, França; e ISCP - International Studio and Curatorial Program, em 2007/2008, Nova Iorque. Em 2008 participou de várias Bienais, como a 29ª Bienal de São Paulo; 5th Berlin Biennale, Alemanha; 16th Biennale of Sydney, Austrália e a Photo España.

Desenvolvendo trabalhos em distintas técnicas e procedimentos, tais como o vídeo, a pintura, instalações, objetos e performances, Barateiro expõe em um grande número de mostras individuais e coletivas em diversas instituições públicas e privadas, das quais se destacam: Ça & La, Fondation d'entreprise Ricard, Paris, França e ReaKt – Views and Processes, ambas em 2012; Theatre of HuntersKunsthalle Basel, Suíça, em 2011; Theory of Speech, Casa Serralves - Museu de Serralves, Porto, Portugal, em 2009; Amanhã não nasce ninguém, MARCO - Museo de Arte contemporânea de Vigo, Espanha, em 2009; Domingo, Pavilhão Branco - Museu da Cidade, Lisboa, em 2008; Art Nova, Art Basel, Miami Beach, E.U.A. em 2006; What are we doing here? em 2005; Spike Island Artspace, Bristol, em 2002. O seu trabalho está presente em diversas coleções públicas, tais como: Deusche Bank Collection, Alemanha; Fundação EDP, Portugal; Museu Serralves, Porto, Portugal; ARCO Foundation, Madrid, Espanha; BESart - Colecção Banco Espírito Santo, Lisboa, Portugal; CAM - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; e Fundación "la Caixa", Barcelona, Espanha.