Paula Rego

imgunavailable(Lisboa, 1935)

Com uma longa e reconhecida trajetória dedicada à pintura, Paula Rego inicia seus estudos em Portugal. Contudo, no início da década de 50, período no qual o país está sob a ditadura Salazarista, a artista ingressa na Slade Scholl of Fine Art, em Londres. Na Inglaterra, Rego constitui família com o artista inglês Victor Willing e entra em contato com importantes nomes, como o francês Jean Dubuffet. Regressa a Lisboa durante a década de 60, onde é bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian e na década de 70 transfere-se para Londres, onde reside até o momento.

Detentora de inúmeros prêmios, como o Penagos de Dibujo atribuído pela Fundación MAPFRE, Espanha, em 2010; condecorações atribuídas por dirigentes de estado, como a nomeação Dame Commander of the Order of the British Empire pela sua contribuição para as Artes atribuída pela Rainha do Reino Unido; e 8 títulos de reconhecimento honoris causa oferecidos, por exemplo, pela Oxford University, em 2005; The London Institute, em 2002; University of East Anglia, em 1999. Em 2013, recebe o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, em seu país de origem, onde, desde 2009, há o Museu Casa das Histórias Paula Rego na cidade de Cascais. O Museu é dedicado à obra da artista e de Victor Willing cuja entidade responsável é a Fundação Paula Rego.