Orlando Azevedo

imgunavailable(1949)

Orlando Manuel Monteiro de Azevedo é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1980), mas se dedica à fotografia desde esse período que marca sua parceria com a fotógrafa Vilma Slomp (1952); ambos fundaram a agência fotográfica Comunicação e Editora. O fotógrafo mudou-se de Portugal com sua família em 1963 e radicou-se definitivamente no Brasil desde 1968. Seu trabalho está focado principalmente na fotografia documental e na criação autoral e artística, entre outras ações que desenvolve a partir de seu estúdio em Curitiba, Paraná e em outras regiões do país. Um de seus grandes feitos que extrapolam o trabalho profissional de fotógrafo foi a idealização e curadoria da “Bienal Internacional de Fotografia, Cidade de Curitiba”(1996, 1998 e 2000). Foi diretor de artes visuais da Fundação Cultural de Curitiba entre os anos de 1993 a 1996 e é colaborador de revistas no Brasil e no exterior, atuando tanto na área de imprensa quanto na publicitária. Ao dar bastante ênfase em projetos de longa duração, o fotógrafo já realizou inúmeras expedições e viagens de trabalho ao redor do Brasil que lhe renderam uma dezena de publicações com imagens diversas vezes premiadas. Em 1981, recebeu o prêmio máximo na 2ª Bienal Internacional de Fotografia Ecológica, conferido pela Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Em 2003, o fotógrafo recebeu o Prêmio Talento do Paraná, em 2005, a Câmara dos Vereadores de Curitiba lhe conferiu um certificado de “Honra e Mérito” por sua integração na comunidade portuguesa de Curitiba. Em 2007, Orlando Azevedo foi homenageado com o prêmio “Cultura e Divulgação Cidade de Curitiba”. Suas obras encontram-se na International Center of Photography, em Nova York, no Centre Georges Pompidou (França), no Museu Francês de Fotografia (Paris), no Museu de Arte de São Paulo (MASP/SP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), no Instituto Cultural Itaú, no Museu de Fotografia Cidade de Curitiba, na Empresa Portuguesa das Águas Livres/Lisboa, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no Museu Afro-Brasil, em São Paulo e no MON – Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), entre outros.