José de Guimarães

imgunavailable(1939)

José Maria Fernandes Marques nasceu na cidade de Guimarães, distrito de Braga, norte de Portugal. Por esta razão, assumiu “Guimarães” como seu nome artístico.  Em 1957, ele estudou na Academia Militar e formou-se em Engenharia, em 1965. Foi aluno de pintura com Teresa de Sousa (1928-1962) e de desenho com Gil Teixeira Lopes (1936). Anos mais tarde, em 1967, o artista frequentou o curso de Arquitetura Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (E.S.B.A.L.). José de Guimarães também frequentou a Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, aonde estudou gravura. Dos 28 anos aos 35 anos, durante os últimos sete anos da guerra da Independência da Angola (1961-1974), Guimarães prestou serviço militar por seu país. Foi na Angola, durante a guerra, que teve os seus primeiros contatos com a arte e cultura africanas, tomando tanto apreço por elas a ponto de utilizar a técnica da pintura sobre esculturas tradicionais africanas em muitos de seus trabalhos de arte. A Fundação Calouste Gulbenkian o premiou com uma bolsa de estudos para pesquisar serigrafia e fotografia. Sendo que a própria Fundação Calouste Gulbenkian financiou em 1978 uma exposição que trazia o tema “Rubens e José de Guimarães”. São inúmeros os países nos quais o artista expôs suas obras: Dinamarca, Japão, Suíça, Suécia, Áustria, Brasil, entre outras. Ele ganhou o Prêmio de Gravura no Salão de Arte Moderna da Cidade de Luanda (1967-68), e em 1980 ganhou pela 2ª vez a medalha de bronze do “Prix Europe de Peinture de la Ville de Ostende. José de Guimarães possui obras suas em diversos museus e instituições museológicas do mundo.