Joana Vasconcelos

2014_MarinaRinaldi MR_JV (14)(1971)

Nascida em Paris durantes os anos finais da ditadura salazarista, Vasconcelos vive e trabalha na capital portuguesa, cidade na qual sua família se instala logo após a revolução dos cravos. Sua formação passa pela Ar.Co, Centro de Arte Comunicação Visual entre 1989 e 1996, onde também estudou joalheria. A carreira artística de Vasconcelos se inicia em meados da década de 1990 e ganha proeminência com a sua participação na 51ª Bienal de Veneza, em 2005. Desde então, a artista expõe uma grande variedade de objetos, esculturas e instalações associadas ao recurso da performance, ao registro fotográfico e vídeo. Ocupações do espaço arquitetônico, o uso de objetos cotidianos, a artesania e domínio de técnicas manuais populares são alguns dos campos explorados pela artista. Em 2013, é criada a Fundação Joana Vasconcelos, instituição dedicada à preservação de sua obra e a promoção de iniciativas artísticas e culturais. É lá também que funciona o ateliê da artista composto por uma extensa linha de departamentos que a auxiliam no desenvolvimento de suas obras. Entre as dezenas de exposições individuais destacam-se os projetos Trafaria Praia, Pavilhão de Portugal na 55ª Bienal de Veneza, em 2013; a individual no Château de Versailles, França, em 2012; a participação na coletiva “The World Belongs to You”, no Palazzo Grassi/François Pinault Foundation, Veneza, em 2011; sua retrospectiva apresentada no Museu Coleção Berardo, Lisboa, em 2010. Já entre as participações coletivas, salientam-se as instituições Kulturhuset Stadsteatern, Estocolmo, em 2014; a FRAC Bourgogne, Dijon, França, em 2013; a ARTIUM, Vitoria-Gasteiz, Espanha, em 2012; o National Museum of Women in the Arts, Washington, EUA, em 2011; a Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, em 2010. Além de muitos prêmios, as obras de Joana Vasconcelos estão presentes em inúmeras instituições públicas e privadas, tais como Amorepacific Museum of Art, Seul; ARTIUM, Vitoria-Gasteiz, Espanha; Caixa Geral de Depósitos, Lisboa; Câmara Municipal de Lisboa; Centro de Artes Visuales Fundación Helga de Alvear, Cáceres, Espanha; Domaine Pommery, Reims, França; Fondation Louis Vuitton pour la création, Paris; FRAC Bourgogne, Dijon, França; Fundação EDP, Lisboa; Gerard L. Cafesjian Collection, Erevan, Arménia; MACE – Coleção António Cachola, Elvas; MUSAC, Leão, Espanha; Museu Coleção Berardo, Lisboa; Pinault Collection, Paris e Veneza.