João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira

imgunavailableJoão Pedro Vale (1976) cursou licenciatura em escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1999) e estudou na Escola Maumaus. Expôs coletivamente mais de cem vezes e dentre as mais de 30 exposições individuais destacam-se: Galeria Leme, São Paulo (Brasil); Galeria Filomena Soares, Lisboa; NurtureArt, Nova Iorque (EUA); Fundação PLMJ, Lisboa; Museu do Chiado, Lisboa; LayrWuestenhagen Contemporary, Viena (Áustria); Museo Union Fenosa, Corunha (Espanha). Das suas exposições colectivas destacam-se: Fundação EDP; Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura; Museu do Chiado; Museu de Serralves; Museu Berardo; Elipse Foundation; CAM - Gulbenkian; Museo Patio Herreriano de Valladolid (Espanha); Centre PasquArt (Suiça); Estação Pinacoteca e Centro Helio Oiticica (Brasil); Gasworks, Londres (R.U.); Smithsonian Museum, Washington (EUA). Teve uma de suas exposições canceladas pela Companhia de Seguro Tranquilidade responsável pelo espaço aonde ela ocorreria “Espaço Arte Tranquilidade”, em Lisboa. De modo vexatório a temática homossexual parece ter sido o motivo pelo qual houve o cancelamento por parte da Companhia de Seguro, o que não impediu o artista de marcar sua posição e manter sua liberdade artística. João Pedro Vale possui obras suas em coleções particulares e públicas, como Tate (Londres), Fundação de Serralves, Museu do Chiado e Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2002 foi nomeado para o Prémio União Latina e em 2004 ganhou o prémio City Desk de Escultura.