João Fonte Santa

imgunavailable(1965)

Nascido na cidade portuguesa de Évora, em 1965, o artista João Fonte Santa vive e trabalha em Lisboa atualmente. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade Clássica de Lisboa, se dedicando inicialmente à produção de HQs underground no contexto do surgimento de fanzines. Lentamente, contudo, o seu trabalho foi se afirmando no campo da pintura. Trabalhando a partir de um extenso fundo de imagens e referências de cultura pop, Fonte Santa tem consolidado uma obra que apresenta uma visão do mundo particularmente crítica.

Expõe regularmente desde meados dos anos 90.  Das suas exposições coletivas, destacam-se: Rádio Europa Livre (2011, Plataforma Revólver); O Declínio do Mundo pela Magia Negra (Casa das Artes, Tavira); Dive in (2013, Plataforma Revólver); O Fim da Violência (2013, Casa Bernardo, Caldas da Rainha); Nós (2014, Plataforma Revólver) e Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber, realizada no Museu Afro Brasil em 2014.
Das suas exposições individuais, destacam-se: O Crepúsculo Dos Deuses (Galeria VPF Cream Art, Lisboa); Pintura Para Uma Nova Sociedade (Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira); O Aprendiz Preguiçoso, Festival Sonda (Atelier-Museu António Duarte, Caldas da Rainha); Frozen Yougurt Potlash (Galeria VPF Cream Art, Lisboa