Ana Vieira

Ana Vieira_foto de Luisa Saldanha site(1940)

Sua primeira exposição individual ocorreu em 1968 na Galeria Quadrante em Lisboa, desde então realizou cerca de 20 mostras em diversas instituições de Lisboa, Coimbra, Porto, nos Açores, entre outras cidades, e cerca de 90 exposições coletivas. Dentre as individuais destacam-se as exposições “Janelas” (Diaporama) ocorrida no auditório da Fundação Calouste Gulbekian em Lisboa; “Estendal – Texturas” (1982) e “Transbordagem” (1986), ambas no Museu Nacional do Traje em Lisboa. Outras três exposições também se mostraram marcos na vida da artista: em 1991 a Vieira apresentou “O Diário de Cinco Dias” no Centro Nacional de Cultura de Lisboa; Em 1997, realizou a “Ensaio para uma Paisagem” no Museu Nacional de História Natural de Lisboa. Em 2009, promoveu a mostra “In/Visibilidade” no Palácio Marques de Pombal, em Lisboa. Ana Vieira possui obras suas em diversas coleções tais como CAM – Fundação Calouste Gulbenkian , Lisboa; Fundação de Serralves , Porto;  Museu Coleção Berardo;  Musée Cantonal de Beaux-Arts , Lausanne; Governo Regional dos Açores Fundação Carmona e Costa; Fundação EDP;  Fundação PLMJ; Portugal Telecom. A artista recebeu ainda os seguintes prêmios na 1ª Bienal dos Açores e do Atlântico (1985); no Concurso Dyrup / Cidade de Lisboa (1ª fase) com o Arquiteto Victor Mestre (1986/87); e na AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte / SEC – Secretaria de Estado da Cultura.