Theodoro Sampaio é, sabem-no todos, o mais alto representante da raça negra no Brasil. Nessa galeria enorme de figuras admiráveis que enriqueceram o patrimônio humano de nacionalidade.”
Humberto de Campos

“Uma das características de Theodoro Sampaio era a delicadeza (...) Também o aticismo e a urbanidade, que são a delicadeza e o bom gosto na linguagem, permitindo-lhe falar em estilo culto, escrevendo com esmero, praticando ações e usando maneiras elevadas.
Pimenta da Cunha

“Só à base desses estudos, escritos em bom, claro e elegante português, Theodoro Sampaio deveria ter sido acolhido pela Academia Brasileira de Letras, quando já velho e digno das maiores homenagens da sua gente apresentou-se candidato a uma das cadeiras do ilustre sodalício. O que, entretanto, aconteceu foi a sua velhice de letrado, cheia de serviços ao Brasil intelectual, ter sofrido a decepção de não ser glorificada como merecia. É pena porque, glorificando uma figura do valor de Theodoro Sampaio, a Academia teria se comportado com rigoroso espírito de justiça: inclusive pela justa homenagem que teria prestado a velho brasileiro de origem africana, digno de ali representar a inteligência brasileira ao lado dos letrados mais europeus pelo sangue e pelo espírito.” 

Gilberto Freyre
BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro