Museu Afro Brasil Emanoel Araujo promove 2ª Calourada Negra com estudantes cotistas da Unicamp

21 de março de 2024
Ação busca oferecer perspectivas plurais sobre cultura, arte, história e memória negra, e incentivar o ensino da história da África e afro-brasileira nas instituições de educação
 
A partir de hoje (21/03), Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo promoverá a 2ª Calourada Negra em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Neste ano, serão dois dias de atividades que incluirão visitas mediadas ao acervo, Roda de Capoeira com Mestre Topete e seus alunos da “Escola de Capoeira Angola Resistência”, organizada em parceria com o Núcleo de Consciência Negra (NCN) da Unicamp, e Roda de Conversa sobre Estudos Decoloniais. A programação se encerra na sexta-feira (22/03). 

A ação visa incentivar perspectivas plurais sobre cultura, arte, história e memória negra, e se alinha ao incentivo da aplicação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições de educação. Além disso, busca inspirar outras universidades a realizarem trotes benéficos, voltados para a inclusão e desenvolvimento em órgãos de Cultura, como o Museu. 

A parceria estabelecida com a Unicamp tem como objetivo promover uma imersão de estudantes cotistas e destacar as contribuições das pessoas negras na sociedade e cultura brasileira ao longo da história. É uma forma também de estimular uma compreensão mais profunda sobre políticas de ações afirmativas, como as cotas, em vigor há seis anos na Unicamp.

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro