MAB Emanoel Araujo celebra conquistas de 2023

09 de janeiro de 2024
Com alegria e orgulho anunciamos que o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo foi contemplado com dois prêmios em 2023! 

Pela segunda vez consecutiva, o trabalho realizado pelo Núcleo recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Já em sua 6ª Edição, o Selo tem como objetivo reconhecer iniciativas representativas de inclusão e diversidade adotadas por diferentes organizações e contemplou, em 2023, as práticas educativas antirracistas do Núcleo de Educação na categoria Transversalidades. 

Também pela segunda vez, projetos desenvolvidos pelo
Núcleo foram agraciados com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal, do Instituto Brasileiro de Museus. Voltado a práticas que contribuem na ampliação do acesso às manifestações culturais e ao patrimônio brasileiro, o Prêmio Darcy Ribeiro “é uma ação de reconhecimento de boas práticas que permite estabelecer, de um lado, referências positivas para os trabalhos de outras instituições e de outro lado, inspirações para o desenvolvimento de alternativas e soluções para a superação de dificuldades comuns entre museus e instituições culturais” .

Por meio de suas ações formativas voltadas à implementação da lei nº 10.639, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas,  bem como projetos extramuros como o MAB OCUPA e o projeto Na Espiral da Memória, o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo vem se constituindo enquanto um espaço relevante de produção e disseminação de conhecimento sobre arte, memória e história que coadunam com uma perspectiva mais plural do Brasil.  

É por isso que celebramos o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe que compõe o Núcleo de Educação do Museu, que tem se consolidado por meio de organização, criação e aperfeiçoamento constante de estratégias de mediação das exposições, tanto a de longa duração do acervo quanto das exposições temporárias que integram a programação da instituição. 

Parabéns ao Núcleo de Educação, por mais um ano de construção efetiva!
Conheça um pouco mais sobre as ações, parcerias, projetos  e pesquisas da equipe do Núcleo de Educação nas três edições da Revista #EducaMAB, disponíveis em nosso site (clique aqui para acessá-la).

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro