O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo realiza a I FLAB, Feira Literária Afro-Brasileira Carolina Maria de Jesus celebrando grandes nomes da literatura negra brasileira.

07 de novembro de 2023
Com oficinas, mesas de debates e lançamento de livros e cortejo Afro nos dias 11 e 12 de Novembro, o Museu dá o tom do Mês da Consciência Negra com intensa programação cultural.

Com a participação de editoras consagradas e autores de expressão, repleta de novidades literárias, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza a sua I FLAB - Primeira Feira Literária Afro-Brasileira Carolina Maria de Jesus.

O nome da Feira homenageia a imortal referência da literatura nacional Carolina Maria de Jesus, grandiosa escritora, poetisa, cantora e compositora, nome que também batiza a biblioteca da instituição, especializada em arte africana e afro-brasileira. O intenso programa de atividades acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, sábado e domingo, das 11h às 18h nos espaços da Biblioteca, Teatro Ruth de Souza e a Marquise.

O MAB Emanoel Araujo, às vésperas de completar 20 anos de existência, concretiza um sonho antigo e cumpre a sua função social de disseminar arte, cultura e literatura produzida por pessoas negras de diversas regiões do país.

A I FLAB celebra a produção literária produzida por escritores e escritoras negras/os/es e traz em sua programação grandes nomes da literatura brasileira como Esmeralda Ribeiro, Cuti, Heloísa Pires Lima, Marcelo D’Salete, Elizandra Souza, Lubi Prates entre outras participações especiais.

As editoras independentes Aziza, Editora Feminas selo Dandaras, Editora Mjiba, Kitembo, Livraria Africanidades, Malê, Me Parió, Mostarda, Quilombhoje e Selo Elo da Corrente estarão presentes com seus catálogos e novidades da expressiva produção da literatura negra no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.

Os escritores independentes Aline Soares, Caroline Cruz, Cleyton Mendes, Jô Freitas, Johncito, Mukanya - Fabio Simões Soares, Poeta CJ, Renan Wangler, Tamis Ferreira marcam presença, não apenas vendendo suas obras literárias e dando autógrafos, mas também inspirando vibrantes atividades que irão ocorrer ao vivo, nesses dias da I FLAB.

A programação será formada por oficinas de escrita criativa, contação de histórias, teatro infantil, sarau com o coletivo de mulheres  poetas  Flores de Baobá, lançamentos de livros, discotecagem da DJ Vivian Marques e um cortejo com o Bloco Afro Ilú Obá de Min para festejar todas essas narrativas pretas.

Os momentos mais esperados são as mesas de conversa que aproximam o público das autoras e autores com destaque para a participação de Vera Eunice, filha da escritora Carolina Maria de Jesus.

Abaixo as participações e temas das mesas literárias:

MESA 1: COMEMORANDO CAROLINA MARIA DE JESUS, com Vera Eunice e Fernanda Miranda
Celebração da história de Carolina Maria de Jesus e sua importância para a literatura e para as leituras de mundo que sua obra proporciona para um número cada vez maior de pessoas.

MESA 2: QUILOMBHOJE E AS NARRATIVAS DOS CADERNOS NEGROS, com Esmeralda Ribeiro e Cuti
Conversa sobre a formação do grupo de escritores e escritoras que deram origem às grandes manifestações da literatura negra brasileira com a idealização dos Cadernos Negros.

MESA 3: ANCESTRALIDADE LITERÁRIA, com Heloísa Pires Lima e Oswaldo de Camargo
Alinhavando passado e futuro através de seus ricos percursos literários, Heloísa Pires Lima e Oswaldo de Camargo conversam um pouco sobre a história da literatura afro-brasileira, ancestralidade e a escrita na literatura infantil.

MESA 4: QUADRINHOS NEGROS, com Marcelo D’Salete e May Solimar
Partindo do encontro entre escrita e ilustração na confluência entre as artes visuais e literárias, a mesa discorrerá sobre a importância das narrativas negras no universo das HQs.

SERVIÇO:

I Feira Literária Afro-Brasileira Carolina Maria de Jesus