Em palestra, equipe do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo compartilha seus procedimentos técnicos

26 de setembro de 2023
Voltada para profissionais de museus e de processos museológicos dos 7 Polos do SISEM-SP e da Rede de Acervos Afro-brasileiros, e para interessados, a palestra aborda revisão catalográfica e lança e-book

No dia 4 de outubro, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo realizará a palestra online “Desafios e processos da revisão catalográfica de acervos: o MAB Emanoel Araujo” como forma de compartilhar e dialogar sobre o processo de revisão catalográfica do acervo museológico da instituição. No evento, serão apresentados os primeiros resultados catalográficos utilizados para constituição de estratégias de acesso público às informações dos itens da coleção, tomando como base uma metodologia de trabalho colaborativo entre o Núcleo de Pesquisa e o Núcleo de Salvaguarda, equipes que compõem o Programa de Gestão de Acervos. Na ocasião, será lançada a primeira publicação realizada pelo Programa, o e-book “Pintura: olhares sobre o acervo”, que tem por objetivo tornar público o processo sistemático de revisão catalográfica do acervo museológico que as equipes vêm desenvolvendo. A partir da seleção de um conjunto de pinturas, como estudos de caso, Andrea Andira, do Núcleo de Salvaguarda, e Joyce Farias de Oliveira, do Núcleo de Pesquisa, discutirão questões referentes a aspectos informacionais do acervo museológico baseados em temas como autoria, título, datação, gênero, classificação, circulação e materialidade das obras.

Andréa Andira é coordenadora do Núcleo de Salvaguarda do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, licenciada em Artes Visuais, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, especialista pelo curso Estudos de Museus de Arte, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e mestra em Museologia pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia, também pela Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisadora em artes visuais e memória artística, como documentalista de coleções museológicas, como conservadora em montagens de exposições e como docente convidada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Joyce Farias de Oliveira é pesquisadora do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, é doutoranda em História da Arte na linha de pesquisa Arte e Tradição Clássica, na Universidade Federal de São Paulo, mestre em História da Arte, pela Universidade Federal de São Paulo, graduada em Educação Artística / Artes Plásticas e especialista em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação, ambas pela Universidade Santa Cecília. Entre os temas de sua produção acadêmica destaca representações do negro nas artes ocidentais e ocidentalizadas; revisões historiográficas de arte afro diaspórica; a imagem do negro da Idade Moderna; o colecionismo de arte e suas influências nas narrativas de museus; produção artística africana no Brasil; e estudos sobre a definição de cânones a partir de perspectivas decoloniais nas artes visuais.

A atividade que integra o Programa Conexões Museus SP, parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP, é gratuita e disponibilizará certificado.

Serviço
Palestra “Desafios e processos da revisão catalográfica de acervos: o MAB Emanoel Araujo” e lançamento do e-book “Pinturas: olhares sobre o acervo” 
4 de outubro de 2023, das 15h às 16h30
Online via Plataforma Zoom
Inscrição pelo link
Gratuito

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro