Chamamento para Rede de Acervos Afro-brasileiros

03 de abril de 2023
Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, SISEM-SP e Museu Afro Brasil Emanoel Araujo convidam representantes de acervos afro-brasileiros para a formação de rede temática

O Chamamento para Rede de Acervos Afro-brasileiros visa identificar e articular representantes, agentes, comunidades, grupos e instituições que preservam acervos afins, materiais e imateriais, interessados em compor a rede temática que, orientada pelo pensamento decolonial e a partir de reuniões virtuais, possibilitará diálogos, reflexões e parcerias acerca destes acervos. Como primeira proposta, é prevista uma curadoria compartilhada para exposição virtual a ser lançada em 2024. A adesão se dá pelo preenchimento do formulário disponibilizado, a partir do dia 3 de abril de 2023, no link https://forms.office.com/r/5dpwgejRHY .
A Rede de Acervos Afro-brasileiros é uma proposta da Associação Museu Afro Brasil que integra o Programa Conexões Museus, em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP.

Chamamento para Rede de Acervos Afro-brasileiros

Data: A partir de 3 de abril de 2023
Formulário de adesão

Sobre o Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP
www.sisemsp.org.br
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), unidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC) vinculado a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e coordenado pelo grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus é uma instancia que planeja executa as políticas públicas para desenvolvimento, qualificação, fomento e promoção dos museus em todo território paulista. Por meio dos seus programas o SISEM desenvolve e oferta ações de apoio e orientação técnica, formações e estágios técnicos, produção e difusão de conteúdo informativo e sobre a prática em museus e sua legislação. Além de ações de fomento e articulação e cooperação entre museus.

Sobre o Museu Afro Brasil
www.museuafrobrasil.org.br
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo, o Museu é um espaço de história, memória e arte.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera – Portão 10
04094-050 São Paulo/SP - Brasil
Tel: +55 11 3320-8900
Horário de Funcionamento: 3ª feira a domingo –10h às 17h (permanência até 18h).
Entrada Inteira: R$ 15,00 // Meia Entrada: R$ 7,50 Grátis às quartas-feiras