O curso inaugural da Escola do Museu Afro Brasil – Escola do MAB

20 de maio de 2022
Artistas Africanas: olhares contemporâneos

O curso inaugural da Escola do MAB apresenta um panorama contemporâneo do trabalho de oito artistas mulheres, originárias de distintas regiões do continente africano — Magdalena Odundo (Quênia), Julie Mehretu (Etiópia), Sue Williamson (África do Sul), Jane Alexander (África do Sul), Ghada Amer (Egito), Toyin Ojih Odutola (Nigéria), Colette Omogbai (Nigéria) e Peju Laiywola (Nigéria).

Da cerâmica à pintura, da performance à instalação, da fotografia ao vídeo, suas obras abarcam múltiplas linguagens e revelam a diversidade da produção artística africana hoje. Ao longo de oito aulas, iremos comentar os trabalhos dessas artistas, sempre amparadas pelos seus contextos histórico e sociais de produção.

DOCENTES

Emi Koide
Professora adjunta do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisadora associada do programa "Arts of Africa and Global Souths" da Rhodes University (África do Sul). Realizou pós-doutorado em História da Arte pela UNIFESP com estágio no Institute for Anthropological Research in Africa (IARA - KU Leuven, Bélgica), onde desenvolveu o projeto "Imagens da África - Espectros da colonização do Congo (RDC).

Sabrina Moura
Sabrina Moura é professora, pesquisadora e curadora. É doutora em História da Arte pela Universidade de Campinas. Concebeu e organizou seminários e programas públicos apresentados por várias instituições, incluindo: Videobrasil, SESC-SP, Goethe Institut, World Biennial Forum, entre outros. Editou o livro Panoramas do Sul: Perspectivas para outras geografias de pensamento (Ed. SESC). Foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, com apoio da Fundação Getty. Em 2021, realizou a curadoria da exposição "Arqueologia da Criação", do artista Rossini Perez (1931-2020), apresentada pelo Museu Lasar Segall.


Sandra Salles
Mestre em Antropologia Social e Etnologia, Especialista em Estudos Latino-Americanos e Graduada em História. Desenvolve atualmente pesquisa de doutorado em História da Arte (Unicamp) sobre as modernidades artísticas na África, a história das exposições de arte africana e a circulação internacional de artistas do continente. Atuou, nos últimos dois anos, como coordenadora de planejamento curatorial do Museu Afro Brasil, instituição da qual é, atualmente, diretora executiva.


HORÁRIOS
O curso ocorre do dia 30 de maio ao dia 18 de julho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h.

Período: de 30/05 a 18/07
Plano de aulas:
Aula 1 (30/05): Jane Alexander (com Sandra Salles)
Aula 2 (06/06): Magdalene Odundo (com Sabrina Moura)
Aula 3 (13/06): Julie Mehretu (com Sabrina Moura)
Aula 4 (20/06): Peju Layiwola (com Emi Koide)
Aula 5 (27/06): Ghada Amer (com Sabrina Moura)
Aula 6 (04/07): Toyin Ojih Odutola (com Sabrina Moura)
Aula 7 (11/07): Sue Williamson (com Sabrina Moura)
Aula 8 (18/07): Colette Omogbai (com Sandra Salles)

Duração de cada aula: 2h
Duração total do curso: 12 h

INSCRIÇÕES

Investimento [curso completo]: r$ 240,00
Descontos: estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 10% de desconto.

BOLSAS DE ESTUDO
A Escola do MAB possui uma quota limitada de bolsas de estudo integrais por curso. Para se candidatarem, as/os inscritas/os devem atender aos seguintes critérios:

• Professores da rede pública, mediante apresentação de comprovante e envio de questionário de intenção.
• Pessoas pretas, indígenas, trans, travestis e em situação de vulnerabilidade, mediante envio de autodeclaração e questionário de intenção.
Os.: Os questionários de intenção serão utilizados como critério para a seleção dos bolsistas.
O prazo limite para o envio dos questionários será o dia 23 de maio (segunda-feira).
Os selecionados serão notificados até o dia 20 de maio (sexta-feira).


Atenção!
Cada inscrito pode ser contemplado com uma bolsa por semestre.
Ao final do curso, para obtenção dos certificados, as/os bolsistas deverão ter atendido a, no mínimo, 75% das aulas e enviar um relatório de participação (1 lauda).


INFORMAÇÕES SOBRE ACESSO, CERTIFICADOS E REEMBOLSOS

[1] Realização das aulas online
As aulas online serão transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom.
O link de transmissão é pessoal e intransferível, e será enviado as/os inscritas/os em até 24 horas antes do início do curso.
Caso ocorra cancelamento por motivos de caso fortuito ou força maior que impeça a realização uma ou mais aulas, haverá reposição em data e horário acertados com as/os inscritas/os, via votação.

[2] Acesso às aulas passadas e aos materiais didáticos
As aulas ao vivo serão gravadas e poderão ser acessadas por até uma semana após o último encontro ao vivo.
Os materiais do curso serão disponibilizados aos alunos pela plataforma Canvas.

[3] Certificados
O certificado de conclusão do curso somente será emitido para aquelas/es que estiveram presente em 75% das aulas ministradas.

[4] Reembolsos
Para obtenção de reembolso de 100% do valor pago, envie um e-mail solicitando o cancelamento de sua matrícula no prazo máximo de até 48 horas antes do início do curso. Após o prazo indicado, não haverá devolução do valor pago.

Canal de dúvidas: escola.mab@museuafrobrasil.com

INSCRIÇÕES 


Imagem: Newlyweds on Holiday (2016), Toyin Ojih Odutola. Cortesia da Jack Shainman Gallery, Nova York.


 

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro