Em cartaz no Sesc Araraquara a exposição "Marcelo D'Salete - A História Negra em Quadrinhos"

24 de março de 2022
A exposição "Marcelo D'Salete - A História Negra em Quadrinhos", que teve sua primeira montagem realizada no Museu Afro Brasil em 2018, está em cartaz atualmente no SESC Araraquara, até 19 de junho. A mostra apresenta a obra de Marcelo D´Salete, quadrinista, ilustrador e professor, autor de publicações como a HQ Cumbe (2014) e Angola Janga (2017), nas quais aborda a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros.

Com curadoria de Emanoel Araújo, a exposição conta com pranchas originais dos desenhos de D´Salete, além de exibir exemplares de suas obras. Também estarão expostos os troféus Eisner Awards 2018, Prêmio Grampo 2018, HQMIX 2018 e o Jabuti 2018 (categoria História em Quadrinhos), estes três últimos conquistados pelo trabalho desenvolvido em Angola Janga.

A Obra gráfica de Marcelo D´Salete – Por Emanoel Araújo (Diretor Curador do Museu Afro Brasil)

O que se evidencia na obra de Marcelo D´Salete é a qualidade de seus desenhos.  Três de seus livros são agora abordados nesta exposição para reconhecer – além do talento do seu preciso e precioso desenho, que conta nessas histórias e nas suas pesquisas -  o quanto falam profundamente da nossa memória, da nossa ancestralidade, da vida dos nossos antepassados africanos escravizados e espoliados na busca infinita de liberdade.

Nos livros Encruzilhada, Cumbe e Angola Janga é possível perceber a fluidez dos desenhos em suas narrativas, com linhas, volumes, contrastes entre pretos e brancos, os vazios profundos de onde emergem tensões, detalhes com closes precisos nas aproximações contra as minúcias que fluem magnificamente.

Todos esses aspectos trazem uma extraordinária definição das figuras e dos seus trações característicos de que fala a história. A relevância com que Salete desenvolve o domínio do traço da figura humana mostra o quanto esse aspecto exprtessionista do desenho fala, age, mexe no subconsciente de forma extraordinária e emocional.

Assim, os livros e suas histórias – nesta exposição com os originais e ampliações – devem seduzir seus leitores e espectadores habituados a esse tipo de proposta contada em quadrinhos, que narra, sobretudo, uma nova visão de fatos profundos que nos envolvem e nos falam também de um tempo que nos serve como uma reflexão; de que a procura da liberdade do homem termina sempre como um dever além do tempo e de todos os tempos.

Exposição:  Marcelo D´Salete - A História Negra em Quadrinhos
Sesc Araraquara: Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha, Araraquara

fotos: Danilo Silva

Visitação até 19/6/2022
Terça a sexta, das 13h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Salas de Múltiplo Uso 2 e 3. Grátis. Livre.

Horários de mediação, com educador Caio Borges
10/03, quinta-feira, das 19h às 21h
04 e 11/03, sexta-feira, das 15h às 18h
05, 12/03, sábados, das 13h às 17h