A coleção História Geral da África no Museu Afro Brasil

19 de novembro de 2021
Em 1964 dava-se início aos primeiros trabalhos para o lançamento da coleção História Geral da África, considerada um dos projetos intelectuais de maior envergadura do século XX.

A coleção é um marco no processo de reconhecimento da História e do patrimônio cultural do continente africano, apresentando uma leitura panorâmica e diacrônica do continente a partir de uma perspectiva africana. Os textos foram produzidos por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos. 

A obra já foi publicada em várias línguas, incluindo o árabe, inglês, francês, hausa, peul e swahili. No Brasil, os 8 volumes da coleção, considerados as principais referências sobre o tema, foram relançados integralmente no ano de 2010 a partir de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a UNESCO e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). 

Ainda no contexto brasileiro, a obra desempenha um importante papel para o ensino de história da África e fortalecimento das ações relativas à implementação da Lei da Educação das Relações Étnico-Raciais de 2003 que, ainda hoje, enfrenta grandes desafios para o seu cumprimento.

A atual reedição brasileira de 2021 apresenta, nas capas de seus 8 volumes, obras do acervo do Museu Afro Brasil que dialogam com o conteúdo desta robusta e histórica coleção, ilustrando parte da diversidade artística e cultural presente no continente africano.


  hga_volume4_por_2021  hga_volume3_por_2021  image

hga_volume7_por_2021  hga_volume5_por_2021  hga_volume6_por_2021  hga_volume8_por_2021

A distribuição dos exemplares da pequena tiragem impressa dessa nova edição já foi realizada, de modo que a edição já se encontra esgotada. Entretanto, a coleção está disponível em formato digital para acesso gratuito:

clique aqui para download da Coleção HGA e sua Síntese


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro