Museu Afro Brasil - Programação da 14º Primavera de Museus

24 de setembro de 2020

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove entre os dias 23 e 27 de setembro de 2020, uma série de atividades que integram a 14ª Primavera de Museus, ação coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), cujo tema é Mundo Digital: Museus em Transformação.

Abrindo a programação, no dia 23 de setembro, o diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, apresenta uma Visita à exposição Heranças de um Brasil Profundo, parte final de uma trilogia que trata da formação do povo brasileiro, sob as contribuições africanas, lusitanas e indígenas, respectivamente. Com mais de 500 peças, Heranças de Um Brasil Profundo aborda as artes, histórias e culturas indígenas no Brasil, a partir de diferentes linguagens e tempos.

Outra atividade de destaque que integra a programação da 14ª Primavera de Museus, o Encontro com Jorge dos Anjos, trará a público uma conversa virtual entre o artista plástico e o poeta, artista e produtor cultural Ricardo Aleixo. Nessa live que será realizada no dia 25 de setembro, às 17h, Jorge dos Anjos discutirá diretamente de seu ateliê, em Belo Horizonte, aspectos de sua obra, trajetória e processo de trabalho.
Com uma produção marcada pelas conexões da arte contemporânea brasileira e as artes africanas, pela circulação de trabalhos dentro e fora do país, Jorge dos Anjos pesquisa e desenvolve possibilidades expressivas nas artes visuais, tendo obras marcadas pela simbologia e estética afro-brasileiras e concretistas, a partir da acentuação das dimensões abstratas do confronto de signos. Já Ricardo Aleixo é poeta, músico, produtor cultural e artista plástico. Com atuação relevante na poesia nacional, Aleixo é autor de Modelos vivos (2010) e Antiboi (2017), entre outros; seus poemas aproximam-se do concretismo e trazem visão social crítica, questionando temas como o racismo e as desigualdades sociais.

Encerrando a participação do Museu Afro Brasil na Primavera de Museus, ocorre, no dia no dia 26 de setembro, às 11h, a primeira edição virtual de Aos pés do Baobá, evento que promove contação de histórias e mediação de leitura inspiradas em narrativas africanas e afro-brasileiras. Nesta edição, Giselda Perê trará a público narrativas sobre Agbala, uma cabaça mágica que ao ser encantada se abre e revela histórias de ancestralidade, vínculos e conexões afro-brasileiras. Giselda Perê é mestre em arte-educação pela UNESP e pesquisa a oralidade em culturas africanas e afro-brasileiras, recriando narrativas que nutrem o imaginário para uma educação antirracista.

Alinhando-se a proposta temática da 14º Semana de Museus, é com três atividades estruturadas para o ambiente virtual que o Museu Afro Brasil busca aproximar seus públicos ao acervo, exposições e Núcleos de Trabalho da instituição, num momento em que o contato presencial é reduzido.

A participação do Museu Afro Brasil na 14º Semana de Museus ocorre entre os dias 23 e 27 de setembro, com transmissões online pelo canal oficial da instituição no Youtube.

Museu Afro Brasil participa da 14º Semana de Museus
Data:
Entre 23 e 27 de setembro de 2020
Onde: Youtube oficial do Museu Afro Brasil. Para acessar CLIQUE AQUI.
Preço: Gratuito
Atividade remota (online)