Museu Afro Brasil exibe pela primeira vez em SP o documentário "MBORAIHU - O espírito que nos une”

05 de fevereiro de 2020

Como parte da agenda de atividades relacionadas a exposição “Heranças de um Brasil profundo”, o Museu Afro Brasil promove no próximo dia 8 de fevereiro (sábado), às 11h, a exibição do documentário "MBORAIHU - O espírito que nos une” (2019), de Davilson Brasileiro.

Está será a primeira exibição do filme em São Paulo. A atividade contará ainda com uma roda de conversa, que será realizada após a exibição do filme, que reunirá Ismael Morel (Coordenador do Projeto Arandu – Aldeia Amambai/MS), Paulo Basta (Coordenador do Projeto de Medicina Tradicional Indígena na Fiocruz/RJ), Davilson Brasileiro (diretor do filme) e Tonico Benites Guarani Kaiowá (Sociólogo, antropólogo e liderança Guarani Kaiowã/MS).

Lançado no final do mês de setembro de 2019, o documentário aborda a degradação ambiental nos Territórios Originais Retomados pelos Guarani Kaiowá, a resistência contra a pressão e violência do Agronegócio, a falta de oportunidades de trabalho, o preconceito, o racismo e questões determinantes na saúde da população indígena.

“Nosso objetivo é conscientizar a sociedade brasileira acerca da importância de valorizar a cultura tradicional indígena para garantir o desenvolvimento sustentado no país. Buscamos ainda dar visibilidade às práticas tradicionais de cuidados e promover manifestações culturais diferenciadas com finalidade terapêutica, a fim de incluí-as no Sistema Único de Saúde, garantindo os princípios de equidade, respeito, inclusão e cidadania”, ressalta Davilson Brasileiro, diretor do filme.

A exibição do documentário "MBORAIHU - O espírito que nos une” acontece no Auditório Ruth de Souza, no Museu Afro Brasil. A entrada é gratuita e o acesso a sala está à lotação.

Serviço

Exibição do documentário "MBORAIHU - O espírito que nos une” (2019) + Roda de Conversa com Ismael Morel, Paulo Basta, Davilson Brasileiro e Tonico Benites Guarani Kaiowá
Dia 08 de Fevereiro, sábado
Horário 11h
Local Auditório Ruth de Souza, Museu Afro Brasil
Entrada gratuita (acesso a sala está sujeito à lotação).