Chega ao fim a 8ª Turma do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil

05 de agosto de 2019

Uma bonita confraternização entre a equipe de funcionários e os voluntários do Museu Afro Brasil encerrou na manhã da última sexta-feira (02), as atividades da 8ª Turma do Programa de Voluntariado da instituição.

Ao longo de todo o primeiro semestre deste ano, 18 pessoas dos mais variados perfis integraram o Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil, dedicando seu tempo, talento e trabalho em prol da comunidade e da instituição, contribuindo decisivamente para o bom andamento de áreas como educação, pesquisa, salvaguarda, biblioteca e comunicação.

“Participar do programa foi um incentivo para eu investir na carreira. Foi um tiro no escuro que deu muito certo”, ressaltou Beatriz Alves, voluntária do Núcleo de Documentação.

“Todos do museu foram muito simpáticos e acolhedores, quase uma família”, lembrou Bruno Oliveira, voluntário do Núcleo de Educação.

As inscrições para a 9ª turma do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil se encerraram no último dia 20 de julho. O resultado com os nomes dos voluntários selecionados será divulgado no próximo dia 9 de agosto.

O Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil existe desde 2015. Em quatro anos de existência cerca de 70 voluntários já participaram do programa.

Desde 2015, quando da implementação do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil, o que se tem observado no que diz respeito ao perfil dos voluntários é uma quebra total dos estereótipos da figura sem pretensões profissionais e que quer apenas uma atividade para passar o tempo livre. Hoje, os perfis dos voluntários são os mais variados e surpreendentes. Desde jovens e adultos, passando por estudantes e aposentados, até chegar em pessoas com a vida feita, confortável, mas que buscam novos desafios. Em comum, porém, essas pessoas possuem uma disposição incrível, generosidade, competência e interesse em, de fato, contribuir para o bem social. Por outro lado, o ganho que contabilizam muitas vezes é superior ao retorno financeiro que poderiam ter como funcionários regulares de uma organização. Visto que o trabalho voluntário lhes permite uma incursão por uma nova área do conhecimento, o contato com outras pessoas, o aprendizado de um novo ofício e, em alguns casos, até mesmo o estímulo que faltava para encarar um novo desafio pessoal.