Museu Afro Brasil abre inscrições para a 9ª turma do seu Programa de Voluntariado

11 de julho de 2019

Estão abertas as inscrições para a 9ª turma do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura.

Para participar do programa é preciso ter idade mínima de dezoito anos e preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site do Museu Afro Brasil. São oferecidas vagas nas mais diversas áreas da instituição. O programa tem duração de 6 meses.

O Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil existe desde 2015, e cerca de 70 voluntários dos mais variados perfis já participaram do programa.

“Ser voluntário é doar seu tempo, talento e trabalho para causas de interesse social e comunidade, melhorando a qualidade de vida da comunidade. Estamos dando início a nossa 9ª turma de voluntariados, o que comprova não apenas a dedicação e a capacitação técnica do voluntariado, como principalmente a importância que possuem para a instituição. O trabalho deste time tem qualificado muito as atividades realizadas pela biblioteca, comunicação, educação, documentação, desenvolvimento institucional, pesquisa, projetos e conservação”, ressalta o Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Museu Afro Brasil, Márcio Farias.

Desde 2015, quando da implementação do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil, o que se tem observado no que diz respeito ao perfil dos voluntários é uma quebra total dos estereótipos da figura sem pretensões profissionais e que quer apenas uma atividade para passar o tempo livre. Hoje, os perfis dos voluntários são os mais variados e surpreendentes. Desde jovens e adultos, passando por estudantes e aposentados, até chegar em pessoas com a vida feita, confortável, mas que buscam novos desafios. Em comum, porém, essas pessoas possuem uma disposição incrível, generosidade, competência e interesse em, de fato, contribuir para o bem social. Por outro lado, o ganho que contabilizam muitas vezes é superior ao retorno financeiro que poderiam ter como funcionários regulares de uma organização. Visto que o trabalho voluntário lhes permite uma incursão por uma nova área do conhecimento, o contato com outras pessoas, o aprendizado de um novo ofício e, em alguns casos, até mesmo o estímulo que faltava para encarar um novo desafio pessoal.

O formulário para as inscrições na 9ª turma do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil pode ser acessado através do link: http://twixar.me/3Rm1

Dúvidas e mais informações: voluntariado@museuafrobrasil.org.br