Após sucesso de público, expo "A história negra em quadrinhos" é prorrogada

20 de fevereiro de 2019

Devido ao grande sucesso de público alcançado com a exposição “Marcelo D´Salete - A história negra em quadrinhos”, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura, resolveu prorrogar a mostra. Prevista para encerrar em 24 de fevereiro, a primeira exposição individual do premiado artista foi prorrogada até o próximo dia 10 de março. Inaugurada no dia da Consciência Negra, em novembro de 2018, “Marcelo D´Salete - A história negra em quadrinhos” já foi vista por quase 40 mil pessoas.

Reunindo 40 pranchas originais dos desenhos produzidos para os livros Angola Janga (2017) e Cumbe, a exposição apresenta também os troféus Eisner Awards 2018, Prêmio Grampo 2018, HQMIX 2018 e o Jabuti 2018 (categoria História em Quadrinhos), estes três últimos conquistados pelo trabalho desenvolvido pelo artista no livro “Angola Janga”, além de exemplares das edições estrangeiras de “Cumbe”, publicado em Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Áustria.

Resultados de longa pesquisa - Angola Janga, por exemplo, consumiu 11 anos entre estudos e criação artística - ambas as publicações dialogam fortemente com a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros. “Os dramas dos quadrinhos de Marcelo d´Salete apresentam personagens e contextos resvalando ou mergulhando nas palhas da loucura, da doença, da paixão, da obsessão machista e das contradições dos envolvimentos afetivos e sexuais com brancos; gente bailando no passo de uma ética possível em ambiente escravista, tropicando nas tramas da revolta e se aprumando na coluna da vingança”, ressalta o escritor Allan da Rosa.

Com cinco livros autorais publicados – Noite Luz (2008), Encruzilhada (2011), Risco (2014), Cumbe (2014) e Angola Janga -  Uma história de Palmares (2017), o quadrinista, ilustrador e professor, D´Salete é um dos principais autores de histórias em quadrinhos do país.