Museu Afro Brasil presta homenagem à Ruth de Souza

14 de fevereiro de 2019

Prestes a completar 98 anos, premiada atriz carioca tem fotos do seu arquivo pessoal apresentadas nas vitrines externas do museu

Desde o início desta semana as vitrines externas do Museu Afro Brasil exibem uma homenagem à atriz Ruth de Souza. Composto por 10 ampliações fotográficas com registros históricos da carreira da atriz, a “Homenagem à Ruth de Souza” apresenta imagens dos anos 1950 e 1960 pertencentes ao arquivo pessoal da artista.

As históricas imagens retratam a atriz, entre outros trabalhos e ocasiões profissionais, nos bastidores da novela “A Deusa Vencida”, a primeira novela da TV Excelsior, em 1965, no filme “Terra Violenta”, de 1950, nos estúdios Vera Cruz.

Considerada a primeira dama negra do teatro brasileiro, Ruth de Souza coleciona passagens pelo icônico Teatro Experimental do Negro (TEM), fundado por Abdias do Nascimento em 1944, além de mais de uma centena de participações em espetáculos teatrais, teleteatros, filmes, novelas e séries televisivas, com destaque para suas participações no espetáculo O Imperador Jones (1945), e nos filmes Sinhá Moça (1953) e Filhas do Vento (2004), por este último trabalho a artista recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado.

Ruth de Souza, vale lembrar, foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema - concorreu ao prêmio de melhor atriz na edição de 1954 do Festival de Veneza por sua elogiada atuação em “Sinhá Moça” - Ruth de Souza é o nome do teatro do Museu Afro Brasil. A atriz possui também uma série de troféus em exibição no Núcleo História e Memória, dentro da exposição de longa duração do museu.

Este ano Ruth de Souza também será homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz, que levará para a Sapucaí o enredo “Ruth de Souza – Senhora liberdade. Abre as asas sobre nós".