Almir Mavignier (1925 - 2018)

05 de setembro de 2018
Com pesar lamentamos a morte do artista plástico carioca Almir da Silva Mavignier, falecido neste segunda-feira (3), aos 93 anos, em Hamburgo, na Alemanha.

Pioneiro do construtivismo no Brasil, Mavignier fundos nos anos 1940, junto com a psiquiatra Nise da Silveira, o ateliê de arteterapia do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, - onde hoje funciona o Museu do Inconsciente.

Em 2010, depois de muitos anos de ausência da vida artística brasileira, Almir Mavignier realizou no Museu Afro Brasil a exposição "Docugrafias", com curadoria de Emanoel Araujo e Delmar Mavignier, filho do artista.

Nas palavras de Emanoel Araujo: "Mavignier foi um artista virtuoso, refinado e sutil, um artista concreto na sua essência. Recordo-me dos seus magníficos cartazes expostos em Zurique, em 1992, todos eles inspirados na ibero-afroamericanidade, e por meio dos quais conseguiu exprimir toda a mestiçagem desse largo e grande continente americano que se serviu da mão africana para seu desenvolvimento econômico, artístico e cultural. À família e amigos, todo o meu afeto".

Imagem: Delmar Mavigner (2010)