Museu Afro Brasil apresenta fotografias e documentos históricos que revelam a participação negra no futebol brasileiro

04 de junho de 2018

Imagens icônicas de nomes como Coutinho, Zózimo e Barbosa estão entre os destaques da exposição “Isso É Coisa de Preto”, em cartaz até 29 de julho em São Paulo. Outras duas mostras homenageiam a presença negra no futebol

Às vésperas da vigésima primeira edição da Copa do Mundo FIFA, um dos mais importantes eventos esportivos do planeta, o Museu Afro Brasil destaca através três exposições a influência negra nas conquistas da seleção canarinho e na consolidação do esporte como o mais popular do país.

Em cartaz desde o último dia 12 de maio, a exposição “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão”, ressalta a competência, o talento e a resistência negra nos campos da arquitetura, artes plásticas, escultura, literatura, música, dança, teatro, costumes e nos esportes, entre eles o futebol.

Integram o time dos jogadores homenageados na mostra alguns dos principais responsáveis pelas três primeiras conquistas mundiais do Brasil, ocorridas nos anos de 1958, 1962 e 1970, entre eles os craques Pelé, Djalma Santos, Garrincha, Coutinho, Jairzinho, Barbosa, Zózimo, Fausto, Leônidas da Silva e Friedenreich, representados por icônicas fotografias em preto e branco. Entre os destaques da mostra está a exposição dos originais de uma longa reportagem em alusão aos 100 anos da abolição da escravatura publicado no jornal A Gazeta Esportiva, com entrevistas do lendário juiz negro Wilson Carlos dos Santos, dos sociólogos Clóvis Moura e Adílson Alves, e com o historiador Joel Rufino dos Santos.

A segunda exposição em cartaz no Museu Afro Brasil em homenagem ao futebol encontra-se no acervo de longa duração, especificamente no Núcleo de História e Memória. Esculturas, fotografias, plotagens, ilustrações, bolas e latinhas de refrigerante comemorativas destacam a história do futebol brasileiro através dos grandes craques que vestiram a camisa da seleção, como o ídolo botafoguense Jairzinho Furacão.

Por fim, a área externa do museu reserva um grande painel com fotografias e ilustrações de Pelé, Leônidas, Chocolate, Didi, Djalma Santos, Zizinho, Garrincha, Paulo César Caju, Barbosa e Baltazar, além de uma série de caricaturas do famosos cartunista e caricaturista baiano Miécio Caffé, publicados nos anos 50 no jornal A Gazeta Esportiva.

A exposição “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão” fica em cartaz até o dia 29 de julho. As mostras em exibição no acervo de longa duração e no painel externo ficam em exposição por tempo indeterminado.