Novembro é “Mês de Doar” no Museu Afro Brasil

09 de novembro de 2016
Inspirada no #diadedoar, que chegou ao Brasil em 2013, a instituição espera receber apoio financeiro da sociedade, durante o mês da Consciência Negra

De 10 a 30 de novembro de 2016, mês da Consciência Negra, acontece no Museu Afro Brasil, gerenciado pela Organização Social Associação Museu Afro Brasil, o Mês de Doar, inspirado no #diadedoar, organizado pelo “Movimento por uma Cultura de Doação”, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no Brasil desde 2013.

O #diadedoar é uma mobilização nacional para um país mais solidário, em especial com as organizações da sociedade civil e acontecerá este ano, em todo país, no dia 29 de novembro. Nos Estados Unidos, onde nasceu em 2012, é o #GivingTuesday, a primeira terça-feira após o dia de Ação de Graças, muito importante no calendário da cultura norte-americana.

Em todo o mundo, as instituições culturais contam com o apoio financeiro da sociedade civil para desenvolver suas atividades. Mesmo quando recebem recursos governamentais, as doações e o voluntariado são importantes para que o trabalho realizado por estas instituições tenha maior efetividade.

Embora ainda não seja uma prática no Brasil, a campanha #diadedoar é uma oportunidade para começar a disseminar a cultura da doação no País. No Estado de São Paulo, a campanha recebe a adesão de instituições geridas por Organizações Sociais de Cultura que atuam em parceria com o Governo de São Paulo, como é o caso do Museu Afro Brasil. Várias organizações sociais de cultura já mantem programas de apoio que permitem a contribuição material do público em suas atividades. O Museu Afro Brasil, por exemplo, já conta desde 2015, com um consolidado Programa de Voluntariado e o Programa Raízes, um programa de sócios que apoiam continuamente as realizações desta instituição.

#DoeParaCulturaSP no Museu Afro Brasil

Pela primeira vez o Museu Afro Brasil participará da campanha #diadedoar e durante o mês de novembro realizará uma ação em busca de apoio financeiro para a maior exposição de arte contemporânea portuguesa já realizada no país, “Portugal Portugueses”, inaugurada em setembro, fica em exibição até dia 8 de janeiro de 2017 e ainda precisa de apoio financeiro.

“Portugal Portugueses” faz parte da trilogia que homenageia a matriz de formação da cultura brasileira (raízes africana, portuguesa e indígena), concebida pelo fundador e diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, que também é curador da mostra.

Neste mês da consciência negra, um mês que historicamente o Museu Afro Brasil é muito procurado pela sociedade brasileira, em busca de suas raízes,  espera receber doações financeiras que contribuam para a manutenção desta imensa mostra que tem gerado uma grande repercussão nacional e internacional.

Para as doações recebidas no período entre os dias 10 e 30, de um valor mínimo de R$ 100,00, a instituição oferecerá um kit de agradecimento contendo uma camiseta e um lápis “Portugal Portugueses”, desenvolvidos exclusivamente para esta campanha e uma caneta #DoeParaCulturaSP.

É fácil fazer a sua doação: pode ser feita presencialmente na loja do museu ou diretamente no site, podendo inclusive serem utilizados os benefícios da Lei Rouanet, que possibilita que o valor seja abatido no imposto de renda para declarações completas.

Para doar pelo site, acesse aqui.

‪#‎mab‬‬ ‪#‎museuafrobrasil‬‬ ‪#‎culturabrasileira‬‬ ‪#‎arte‬‬ ‪#‎culturasp‬‬ ‪#‎museu‬‬ ‪#‎saopaulo‬‬ ‪#‎sp‬‬ ‪#‎Ibirapuera‬‬ ‪#‎parqueibirapuera‬‬ #DiaDeDoar #DoeParaCulturaSP

Informações para a imprensa – Museu Afro Brasil
Luiza Magalhães (11) 3320-8940 | luiza.magalhaes@museuafrobrasil.org.br