O Núcleo de Salvaguarda, do Museu Afro Brasil, recebeu Pesquisadores para visita técnica.

20 de setembro de 2016
O Museu Afro Brasil, por intermédio do seu Núcleo de Salvaguarda, recebeu no dia 16 de setembro de 2016 a visita de um grupo de 20 pesquisadores da área de Ciências e Pesquisas Nucleares e de profissionais que trabalham com a preservação do Patrimônio Cultural de alguns países da América Latina e Caribe.

Este grupo esteve no Brasil para participar do curso de treinamento “Utilização de técnicas nucleares em apoio à conservação e preservação dos objetos do patrimônio cultural” no Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares – IPEN-CNEN em São Paulo.

Atuando como parceiro do IPEN-CNEN há alguns anos, o Museu Afro Brasil recebeu, em suas dependências, este grupo que veio acompanhado do pesquisador do IPEN Pablo Vasquez, diretor do curso, com a finalidade de falar da importância da radiação como um dos métodos usados no controle da infestação das obras de seu acervo por insetos xilófagos (cupins e brocas).

A visita ao Museu Afro Brasil ocorreu em três etapas:

• No Teatro Ruth de Souza, onde o Núcleo de Salvaguarda do museu fez uma explanação sobre a importância do uso da radiação gama na conservação de seu acervo, enfatizando a necessidade de se observar os critérios e normas estabelecidos pelos pesquisadores da área para não se colocar as obras sob algum tipo de risco. Seguiu-se a apresentação de slides que abordaram alguns casos de infestação ocorridos em obras do acervo;
  • Na Reserva Técnica Superior, na qual os participantes tomaram contato com a rotina de tratamento e guarda das obras não expostas;
  • Na Exposição de Longa Duração, na qual os participantes realizaram um roteiro livre e puderam sanar dúvidas e curiosidades sobre módulos temáticos e obras em particular.
Esta foi uma experiência muito gratificante para toda a equipe do Núcleo de Salvaguarda do Museu Afro Brasil.

Fotos: Pablo Vasquez e Juliana Batista