Museu Afro Brasil apresenta Programa Raízes durante a 2ª edição do CASA COR Arte & Design

05 de agosto de 2016
Embaixadora do programa de sócios do Museu Afro Brasil, Alexandra Loras, participa do evento de abertura oficial no Jockey Club de São Paulo.

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participa da segunda edição do evento CASA COR Arte & Design, que acontecerá de 9 a 14 de agosto de 2016 no Jockey Club de São Paulo.

O evento que reunirá arte, cultura e design, como parte da 5ª edição do DW! Design Weekend, o maior festival de design da América Latina, abre oficialmente para a imprensa dia 08 de agosto. Neste dia o Museu Afro Brasil apresenta a embaixadora do Programa Raízes - o programa de sócios da instituição, Alexandra Loras, consulesa da França.

PROGRAMA RAÍZES
O programa de sócios do Museu Afro Brasil chama-se Raízes para destacar nossas raízes africanas e possui 3 categorias que levam nomes de árvores originárias da África e que podem ser encontrados exemplares dentro do Parque Ibirapuera, o parque mais famoso de São Paulo, onde está localizado o museu.

O pândanus e o flamboyant podem ser encontrados em todo o território brasileiro. Já o baobá, embora seja uma árvore rara no Brasil, é um forte símbolo na história dos africanos que foram capturados e trazidos como escravos. Conta-se que antes de embarcar para a travessia atlântica, os homens e mulheres escravizados precisavam dar voltas em torno do grandioso baobá para esquecer sua história e origem. Este programa reforça as raízes africanas na constituição da nação brasileira. Estas três árvores simbolizam sua memória e sua história.

Cada categoria do programa garante contrapartidas anuais aos seus sócios como entrada gratuita no museu, convites para eventos e exposições, descontos na loja do museu e dependendo da forma que realizar a sua contribuição financeira, o valor pode ser deduzido no Imposto de Renda.

A embaixadora do programa, Alexandra Loras, é sócia Baobá e apoia a cultura brasileira.

A contribuição da sociedade é fundamental para o desenvolvimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, contribuindo para as realizações da instituição.

Quem quiser ser sócio do museu pode fazer sua adesão pela internet diretamente no site da instituição.

Sobre o Museu Afro Brasil
Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do Diretor Executivo Curatorial Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil construiu, ao longo de 12 anos, uma trajetória de contribuições decisivas para a valorização do universo cultural brasileiro ao revelar a inventividade e ousadia de artistas brasileiros e internacionais, desde o século XVIII até a contemporaneidade.
O Museu Afro Brasil conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

CASA COR Arte & Design
O evento receberá, nesta edição, a exposição CASA COR 3XDESIGN reunindo o melhor do mobiliário, da iluminação, da gastronomia, da moda, das joias, do setor automotivo, da arte e do artesanato, motivando os visitantes a valorizar aspectos de três regiões, de culturas diferentes – Brasil, Itália e Cariri. Cada região terá um pavilhão próprio, onde o público poderá explorar tudo isso por meio dos cinco sentidos: Olfato, Paladar, Tato, Audição e Visão - com expressões do design, fotografia, cinema, pintura e escultura.
Em um dos pavilhões, o Cariri – região isolada no Nordeste do Brasil – é retratado com uma rica produção cultural, ligada à religiosidade do seu povo. Esses elementos religiosos se mesclam com objetos vernaculares e arte popular, criando uma manifestação cultural que perdura com o tempo. Grande líder religioso e político do Cariri, o Padre Cícero, ainda  hoje, mais de 80 anos depois da sua morte, arrasta multidões em romarias, procissões e penitenciárias, potencializando as manifestações artísticas e culturais da região e é um dos ícones do espaço.
No Museu Afro Brasil, Padre Cícero ocupa um espaço especial na exposição de longa duração.

SERVIÇO:

De 9 a 14 de agosto de 2016.
• Terça a sexta das 13h às 21h
• Sábado das 12h às 21h
• Domingo das 12h às 20h

ONDE