Museu Afro Brasil apresenta o pau-a-pique na paisagem paulistana da Semana Nacional de Museus

09 de maio de 2016
Museus e Paisagens Culturais é tema da 14ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio de 2016.

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participa da 14ª edição da Semana Nacional de Museus nos dias 17, 19 e 21 de maio de 2016, com realização de Oficinas “Pau-a-pique na paisagem paulistana: conhecimento, técnica e sustentabilidade” e de Roda de Conversa “Museu Afro Brasil em terras de Akpalôs”.

A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e acontece todos os anos em celebração ao Dia Internacional dos museus, 18 de Maio. Este ano, entre 16 e 22 de maio, reunirá a programação de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras, com o tema “Museus e Paisagens Culturais”, proposto pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus.

Nos dias 17 (terça-feira), 19 (quinta-feira) e 21 (sábado), acontece, às 13h30, uma visita temática à exposição de longa duração do Museu Afro Brasil, mediando espaços que abordam ou estão relacionados a tipos de técnicas construtivas utilizadas no Brasil. Em seguida, o público será convidado a conhecer o processo construtivo de pau-a-pique, por meio da construção de pequenas casas, utilizando papelão, caixa, argila, palha, folhas e gravetos. A oficina tem aproximadamente 3 horas de duração, com limite de vagas e é necessária inscrição prévia.

Outra atividade, especialmente programada para a Semana Nacional de Museus, é a Roda de Conversa: Museu Afro Brasil em terras de Akpalôs, a partir do projeto Akpalô, desenvolvido pelo Núcleo de Educação da instituição, que foi um programa de formação de mediadores culturais em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social, na região de Parelheiros, com o objetivo de subsidiar a abordagem de questões identitárias envolvidas no enfrentamento do preconceito, da discriminação e do racismo. Esta roda de conversa acontece sábado, dia 21 de maio.

O espaço também está exibindo as exposições temporárias “Evocações. Doze artistas mulheres e as múltiplas linguagens criativas” e “A luz do Mundo onde há Fronteiras”, do artista Nobuo Mitsunashi.

SERVIÇO:

Oficinas “Pau-a-pique na paisagem paulistana: conhecimento, técnica e sustentabilidade”.
17, 19 e 21 de maio de 2016 –13h30

Roda de Conversa “Museu Afro Brasil em terras de Akpalôs”
21 de maio de 2016 –10h

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

Chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de Acolhimento.

Após o início da atividade não será permitida a entrada.