Museu Afro Brasil realiza, neste sábado, eventos com trabalhos de viajantes em solos sagrados

08 de março de 2016
Rodrigo Koraicho, fotógrafo da exposição em cartaz “Devoção” conversa com o público e Dalton Maziero lança livro sobre Geoglifos Sul-Americanos.

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza neste dia 12 de março (sábado), às 13 horas, o lançamento do livro “Sacralizando o Solo – o uso simbólico e prático dos Geoglifos Sul-Americanos”, do escritor Dalton Delfini Maziero e às 16 horas, o “Encontro com o Fotógrafo”, Rodrigo Koraicho, da exposição em cartaz “Devoção”, no Teatro Ruth de Souza, do Museu Afro Brasil.

Rodrigo é fotógrafo. Dalton é historiador e arqueólogo. O que eles têm em comum é que antes de tudo, são viajantes, que percorreram distintos solos sagrados, em busca de novas culturas, filosofias, veneração à vida, uma compreensão mais profunda do homem e seus valores. 

Dalton percorreu terras do Peru, Chile e Brasil em busca de respostas acerca de alguns mistérios da humanidade que perduram ao longo dos tempos através dos geoglifos e apresenta o resultado de sua pesquisa no livro “Sacralizando o solo – o uso simbólico e prático dos Geoglifos Sul-Americanos”, que estará à venda durante o evento de lançamento.

Rodrigo percorreu as cidades sagradas de Varanasi (Índia) e Katmandu (Nepal) e trouxe para o Brasil imagens captadas que estão expostas em “Devoção” no Museu Afro Brasil, até o próximo dia 03 de abril. Neste sábado, dia de gratuidade no Museu Afro Brasil, conversará com o público no Teatro Ruth de Souza, a partir das 16h.

Lançamento do Livro
Os Geoglifos – gigantescos desenhos feitos em solo desértico – parecem desafiar a imaginação e a compreensão do homem moderno. 

O escritor, historiador e arqueólogo Dalton Delfini Maziero explorou as terras do Peru, Chile e Brasil, em busca de respostas para esse enigma. Afinal, por que os antigos habitantes das Américas precisavam dos geoglifos? O resultado dessa pesquisa, de entrevistas, observações e conversas com especialistas dos três países gerou um texto original, que propõem uma nova abordagem sobre os geoglifos da América do Sul. 

Segundo o autor, os gigantescos geoglifos elaborados no Peru, Brasil e Chile possuem técnicas diferenciadas, e funções distintas. Contudo, partilhavam de um mesmo movimento cultural, que envolvia técnica, elaboração, criatividade e muito esforço humano! Criar essas surpreendentes obras era partilhar de um mundo sagrado, significava estar inserido em uma identidade cultural. 

A publicação “Sacralizando o Solo – O uso simbólico e prático dos Geoglifos Sul-Americanos” descreve a história das teorias e descobertas dos geoglifos no século XX e XXI, sugerindo uma nova visão e desconstruindo velhas ideias, enraizadas no imaginário popular. Para compreender os mistérios da arqueologia americana, devemos compreender a mentalidade de seus antigos habitantes.

Sobre o autor
Dalton Delfini Maziero é graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); pós-graduado em Arqueologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA); técnico em Organização de Documentos Históricos pelo IEB-USP e técnico em Museologia pela ETEC de São Paulo. Pesquisador especializado nas áreas de Culturas Pré-Colombianas e História da Pirataria. Viajante experiente, já percorreu regiões remotas do Peru, Bolívia, México, Chile, Colômbia, entre outros países. É coordenador do blog “Arqueologia Americana”, há mais de 20 anos divulgando as pesquisas e descobertas arqueológicas no continente americano. É responsável pelo Núcleo de Documentação e Arquivo do Museu Afro Brasil. 


“Encontro com o fotógrafo”
Rodrigo Koraicho conversará com o público sobre sua viagem à Asia para realização do projeto “Devoção” que resultou na exposição em cartaz no Museu Afro Brasil, com imagens realizadas entre outubro e novembro de 2013 nas cidades de Katmandu, no Nepal e Varanasi, na Índia. Integra ainda a exposição uma série de registros do cotidiano de trabalho do fotógrafo e de seu assistente durante a viagem.
Também estarão presentes no Encontro com o Fotógrafo, o curador da mostra Claudinei Roberto da Silva e o professor, psicanalista e crítico de arte João Frayze-Pereira.

As 40 fotografias da mostra transportam o público a um mundo onde homens e mulheres comungam com a ideia de que a santidade, entendida como busca pelo Divino, pelo transcendental, é possível de ser alcançada através do labor devoto. O que emerge dessas imagens é a força espiritual e a excepcional sabedoria estampada em mãos, olhos, pele vincada, enfim, no corpo dessa gente que vem definindo e pavimentando através de tempos imemoriais os caminhos da Devoção.
 
Sobre o autor
Com uma trajetória na fotografia iniciada as 16 anos de idade, Rodrigo Koraicho é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e mestrando em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional inicial se deu no mercado publicitário onde trabalhou para a Agência África de Publicidade e Propaganda e junto a fotógrafos do ramo.
Abriu estúdio próprio em 2010 e hoje divide suas atividades entre a fotografia comissionada e projetos autorais, nos quais procura conhecer e registrar diferentes povos, culturas e estilos de vida.


SERVIÇO:

Lançamento do livro “Sacralizando o Solo – O uso simbólico e prático dos Geoglifos Sul-Americanos”
Editora Scortecci. 
São Paulo-SP, 110 pg, 14 x 21 cm, 1ª edição, 2016.
R$ 25,00. 
Data: 12 de março de 2016 – das 13h às 16h

‪#‎mab‬‬ ‪#‎museuafrobrasil‬‬ ‪#‎culturabrasileira‬‬ ‪#‎arte‬‬ ‪#‎culturasp‬‬ ‪#‎museu‬‬ ‪#‎saopaulo‬‬ ‪#‎sp‬‬ ‪#‎Ibirapuera‬‬ ‪#‎parqueibirapuera‬‬ #DaltonMaziero #SacralizandoOSolo 
 
Encontro com o Fotógrafo – Rodrigo Koraicho

Fotógrafo da exposição em cartaz no Museu Afro Brasil “Devoção”

Data: 12 de março de 2016 – 16h
Local: Teatro Ruth de Souza – Museu Afro Brasil

‪#‎mab‬‬ ‪#‎museuafrobrasil‬‬ ‪#‎culturabrasileira‬‬ ‪#‎arte‬‬ ‪#‎culturasp‬‬ ‪#‎museu‬‬ ‪#‎saopaulo‬‬ ‪#‎sp‬‬ ‪#‎Ibirapuera‬‬ ‪#‎parqueibirapuera‬‬ #Devocao #RodrigoKoraicho   


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro