BIBLIOTECA CAROLINA MARIA DE JESUS: Conheça um pouco mais

30 de novembro de 2015

Em consonância com a missão do Museu Afro Brasil, a Biblioteca Carolina Maria de Jesus oferece ao público o acesso a um importante acervo bibliográfico que considera a perspectiva afro brasileira na constituição da arte, da cultura e da história nacional, além de títulos sobre a história e as culturas africanas, bem como, sobre as sociedades afro-atlânticas em diferentes períodos históricos.

O seu acervo é de cerca de 11.000 publicações entre livros, catálogos, cartazes, calendários, convites, folhetos, teses, artigos de revistas, separatas, periódicos etc.
A biblioteca possui publicações do século 19 e algumas com edições limitadas, o que as tornam especiais ou mesmo raras. Diversas dessas, encontram-se digitalizadas, e disponíveis através do  Catálogo-on- line no site do Museu.

A Hemeroteca, composta de recortes de jornais e revistas, é guardiã de informações preciosas. É fonte de pesquisa sobre história, cultura africana e brasileira, destacando a importância da população negra na sociedade brasileira desde a escravidão até os dias atuais.

Periódicos que se destacam na coleção são: Correio da Bahia, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Voz da Raça, etc. em muitas oportunidades a informação contida na Hemeroteca complementa, as extraídas dos livros, catálogos, periódicos etc.
O público também encontra na biblioteca informações sobre a presença constante de personalidades negras em diferentes períodos da história do país, nas diversas áreas do conhecimento: medicina, direito, urbanismo, engenharia, arquitetura, educação, psicanálise, geografia, história, sociologia, literatura, arte, entre outras.
A literatura infanto-juvenil está representada com diversos títulos.
A biblioteca recebe constantemente pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Venha visitar a Biblioteca!